Search

Tabela da Copa São Paulo 2012

Essa será a 43ª edição da "Copinha", a maior competição de futebol júnior do futebol brasileiro.

Tabela da Copa Libertadores da América 2012

Esta será a 53ª edição da Copa Libertadores da América, que teve o Santos, de Neymar, como último campeão.

As maiores músicas de torcida do futebol europeu

Estudo aponta que 80% dos fãs de futebol acreditam que a torcida influencia de alguma forma na partida.

19 de dezembro de 2011

As maiores altitudes em estádios de futebol

Conheça os diversos estádios de futebol que tiram vantagem da altitude para mandar suas partidas na Libertadores.

Altitude é um problema para vários times na América do Sul, principalmente times brasileiros. Em maio de 2007, a FIFA lançou uma norma que determinava que "no melhor interesse da saúde dos jogadores" partidas de futebol não poderiam mais ser realizadas acima de 2.500 metros de altitude, mas devido aos protestos de Bolívia, Equador e Colômbia,a Fifa suspendeu sua decisão.

A Bolívia é a seleção que mais aposta na altitude. É do alto de 3.650 metros de La Paz, no estádio Hernando Siles, que os bolivianos utilizam a sede dos seus jogos para vencer seus adversários. Lá,venceu sua única Copa América, em 1963, e conseguiu a classificação para o Mundial dos Estados Unidos, em 1994.

Segundo a Fifa, o Hernando Siles é o segundo estádio mais alto do mundo. A praça esportiva localizada em maior altitude está nos Andes centrais do Peru. Ali, no estádio Daniel Alcides Carríon, na cidade mineira de Cerro de Pasco, a 4.380 metros acima do nível do mar, joga o clube Unión Minas, que está na segunda divisão peruana há quase uma década. Veja abaixo a relação dos demais estádios e suas respectivas altitudes nas Américas:

Estádios de futebol na altitude

Riobamba (Equador) - 2.750 m
Estadio Olímpico de Riobamba

Manizales (Colômbia) - 2.153 m
Estádio Palogrande

Quito (Equador) 2.850 m
Estádio Casablanca
Estádio Olímpico Atahualpa

Bogotá (Colômbia) - 2.640 m
Estádio El Campín

Cidade do México (México) - 2.240 m
Estádio Azteca

Cuenca (Equador) - 2.560 m
Estádio Alejandro Serrano Aguilar

La Paz (Bolívia) - 3.640 m
Estádio Libertador Simón Bolivar

Potosí (Bolívia) - 3.975 m
Estádio Mario Mercado Vaca Guzmán

Cochabamba (Bolívia) - 2.574 m
Estádio Municipal Félix Capriles

Oruro (Bolívia) - 3.706 m
Estádio Hernando Siles

Cusco (Peru) - 3.310 m
Estádio Garcilaso de la Vega

San Juan Pasto (Colômbia) - 2.500 m
Estádio Libertad

Sucre (Bolívia) - 2.800 m
Estádio Olímpico Pátria

Tunja (Colômbia) - 2.546 m
Estádio de La Independencia

Toluca (México) - 2.700 m
Estádio Nemesio Díez

Barcelona ensina Santos a jogar e vence o Mundial de Clubes 2011

Barcelona dá mais um show, encanta, vence com facilidade e quebra a escrita de nunca ter vencido equipes brasileiras.

A expectativa em torno da final entre Santos e Barcelona, Messi e Neymar não durou muito tempo. O Santos sonhava, mas não foi páreo para o Barça. O Brasil viu o que quem está acostumado a acompanhar o futebol europeu vê toda semana, o brilho intenso de um time fantástico com sua habitual troca de passes e pressão quando jogava sem a bola. Resultado: show do Barcelona com goleada de 4 a 0 (Messi 2x, Xavi e Fábregas)sobre o Peixe, comandado por Messi.

Com a vitória, a geração de Neymar não consegue igualar a Era Pelé, que havia vencido o título em 1962 e 1963. Já o Barcelona alcança a segunda conquista mundial e termina com o jejum diante de brasileiros - havia perdido para o São Paulo (de Raí e Telê Santana) em 1992 e Internacional em 2006.

A partida no Estádio Internacional de Yokohama começou com os espanhóis mostraram superioridade e toque de bola envolvente - com praticamente 100% de acerto -, chegavam com facilidade ao ataque. Assim, o Barcelona abriu o marcador aos 16 minutos. Xavi dominou com categoria e serviu Messi, que tocou com maestria por cima do goleiro Rafael, depois da falha de Durval. Bruno Rodrigo ainda tentou tirar, em vão.

Depois do primeiro gol, a equipe espanhola encontrou cada vez mais facilidade, tanto que ampliou aos 23, com Xavi, que aproveitou cruzamento da direita, após outro vacilo do sistema defensivo santista. Fábregas mandou bola na trave aos 28, mas, aos 44, depois de rebote de Rafael, marcou o terceiro. Isso tudo apenas no primeiro tempo. Na etapa final, os espanhóis diminuíram o ritmo e, mesmo assim, continuaram a chegar com facilidade. Em menos de dez minutos, os catalães haviam criado mais três chances.

O Santos ameaçou em contra-ataque perigoso. Ganso deixou Neymar na cara do gol, mas Víctor Valdés fez grande defesa. Essa foi a melhor oportunidade do time no jogo. Para completar o show, Messi fez o quarto aos 37, em jogada de Daniel Alves. O argentino recebeu do brasileiro, driblou Rafael e marcou um golaço, definindo o placar em jogo exuberante, em que apenas uma equipe apareceu em campo, aquela que parece ser de outro planeta.

“O time toca a bola como os meus pais diziam que o Brasil fazia”, confessou Guardiola, dono de um currículo modesto – 13 canecos em 16 possíveis ao longo de três anos e meio. A goleada por 4 a 0 foi a mais elástica em decisões de apenas um jogo em Mundiais de clubes. Será que devíamos dar valor ao nosso futebol apresentado antigamente? Difícil acontecer qualquer evolução em terras tupiniquins enquanto tivermos essa bagunça estrutural no nosso futebol... Ainda me perguntam porquê prefiro assistir o futebol europeu.

15 de dezembro de 2011

Invicta La U vence LDU e é campeã da Copa Sul-Americana 2011

Com dois gols na final, Vargas chegou aos 11 e se tornou o maior artilheiro entre todas as edições da competição continental.

Na noite desta última quarta-feira, a Universidade do Chile conquistou a Copa Sul-Americana de 2011 ao golear a Liga de Quito por 3 a 0, na partida de volta disputada no Estádio Nacional de Santiago. Para abrilhantar ainda mais a conquista, o time do artilheiro Vargas conquistou o título de forma invicta e agora chega a 35 jogos de invencibilidade na temporada, fechando sua campanha na competição com dez vitórias e dois empates.

Os chilenos já tinham vencido o jogo de ida, em Quito, por 1 a 0. E a importância da primeira decisão internacional da La U não comprometeu o ritmo de jogo do time chileno, pelo contrário, mantiveram o toque de bola, a rapidez e demonstraram toda superioridade no primeiro título internacional da Universidade do Chile em seus 84 anos de história. Na Recopa, em 2012, a Universidad de Chile, que já estava classificado para a Libertadores do próximo ano, enfrentará o Santos, campeão da principal competição do continente neste ano.

O resultado ainda coroa o ano de 2011, que já teve o título do Clausura chileno, e pode ter o do Apertura, competição pela qual a equipe encara a Universidad Católica pela semifinal, no próximo final de semana. Eduardo Vargas abriu o placar, aos dois minutos de partida, Gustavo Lorenzetti fez o segundo, aos 34 da etapa final, e Vargas marcou novamente, aos 41, para fechar o placar.

A equipe chilena anotou 21 gols na competição, a atacante Vargas foi responsável por mais da metade deles, 11 gols em 12 jogos. Vargas ainda se tornou o maior goleador de uma única edição da história da Copa Sul-Americana, superando seu compatriota Suazo, artilheiro da edição de 2006.

7 de dezembro de 2011

Os melhores e mais bonitos dribles do Brasileirão 2011

Compilação dos maiores dribles e fintas proporcionados no Campeonato Brasileiro deste ano. Agradecemos a Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Felipe e cia.

Se há uma diferença marcante no futebol brasileiro para os demais jogadores do futebol mundial, é a arte que o brasileiro de encantar a torcida com seus dribles. Há quem drible com objetividade, há quem drible para o espetáculo e também para o deboche. Fundamento digno de aplausos e zoações entre rivais, a caneta, rolinho, chapéu, elástico, a finta, drible da vaca, entre outros, não poderiam faltar no Brasileirão 2011.

Neste post, separamos 18 dribles que encantaram o Campeonato Brasileiro deste ano. São jogadores como Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Felipe (Vasco), Lucas (São Paulo) que fizeram a festa para a torcida e deixaram os adversários desconcertados. Como nem tudo é perfeito, algumas ressalvas. Não incluíram na lista a caneta do Felipe, do Vasco, pra cima de Williams, do Flamengo, e o drible do Mário Fernandes, quebrando a coluna do Juan, do São Paulo. E para você? Esquecemos algum drible que acha merecido estar na lista dos melhores? Veja abaixo os vídeos:



6 de dezembro de 2011

Boca Juniors conquista o Torneio Apertura argentino em 2011

Com gols de Darío Cvitanich (dois) e Diego Rivero, Boca Juniors volta a ser campeão na Argentina após 3 anos.

Neste último domingo foi a vez de mais um grande clube ressurgir para o futebol. Foi a volta de um campeão no famoso estádio de La Bombonera. Com a goleada de 3 a 0 sobre o Banfield, o Boca Juniors se sagrou campeão do Torneio Apertura e com duas rodadas de antecipação O 24º título nacional da história azul e ouro. O troféu premia a campanha invicta do clube até o momento, com 11 vitórias em 17 jogos - e apenas quatro gols sofridos.

O gol que abriu caminho para o triunfo saiu logo aos dez minutos, em lance de persistência de Darío Cvitanich. Após cobrança de escanteio, os jogadores xeneizes finalizaram ao gol três vezes, a primeira barrada pelo travessão e as outras duas bloqueadas pelos defensores do Banfield. No quarto chute, Cvitanich finalmente encontrou as redes.

O Banfield, lanterna do Apertura, não podia e não tinha condições de fazer frente. Cvita, outra vez, agora aos 44 minutos ampliou. Na volta do intervalo, logo com um minuto, saiu o terceiro. Rivero marcou em um chute sem chance para o goleiro Lucchetti. Aos vinte minutos, Juan Román Riquelme sairia do banco, para delírio da torcida presente na Bombonera. O camisa 10 recebeu a braçadeira de Rolando Schiavi para levantar a taça, em seu quinto título nacional pelo clube.

Com a conquista o Boca Juniors garantiu lugar na próxima Copa Libertadores. Seis vezes campeão continental, o xeneize não aparecia na competição desde 2009. Os argentinos também já sabem quem serão seus adversários na Copa Libertadores 2012. Eles encabeçam o Grupo 4, ao lado de Fluminense, Zamora-VEN e o vencedor de Arsenal-ARG e Sport Huancayo-PER.

Prêmio Craque do Brasileirão 2011

O Corinthians, campeão brasileiro, recebeu o troféu pelo título de 2011, mas quem dominou os prêmios individuais foi o Vasco.

Em cerimônia realizada no Auditório Ibirapuera, em São Paulo (a premiação é normalmente realizada no Rio), a CBF encerrou na noite desta segunda-feira a temporada do futebol brasileiro com o Prêmio Craque do Brasileirão. Diferente do ano passado, a festa não teve cara de arquibancada. Há um ano, diversos jogadores foram vaiados enquanto eram anunciados para receber os prêmios.

Quando voltamos ao assunto principal, os jogadores de clubes cariocas dominaram o Prêmio Craque Brasileirão, entregue pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos destaques da temporada no torneio nacional. Vasco, com três jogadores e mais o técnico (Cristóvão Borges e Ricardo Gomes dividiram essa conquista), Botafogo, com dois, e Flamengo e Fluminense, ambos com um, montaram mais da metade dos 11 atletas ideais da competição.

O Corinthians, campeão da temporada, só conseguiu emplacar o seu grande sucesso nos últimos anos: a dupla de volantes Ralf e Paulinho formaram o meio-campo ao lado de Diego Souza, do Vasco, e Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo. A zaga teve mais quatro de seus membros vindos do estado fluminense. O goleiro foi Jefferson, do Botafogo, que teve seu companheiro Cortês na lateral esquerda. Os vascaínos Dedé e Fágner marcaram presença. Réver, do Atlético-MG, foi o único intruso na lista.

No ataque, o santista Neymar, também eleito o grande craque do torneio, formou a dupla com Fred, que ganhou do artilheiro Borges na disputa para melhor segundo homem de frente. Welington Nem, do Figueirense, ganhou o prêmio de revelação do Brasileirão. Por fim, foi anunciado o vencedor do Craque da Galera. O zagueiro vascaíno Dedé, Mito, com 46% dos votos, foi o eleito, para delírio da torcida cruzmaltina.


No evento da CBF, a seleção do campeonato foi formada por Jefferson (Botafogo); Fagner (Vasco), Rever (Atlético-MG), Dedé (Vasco) e Cortês (Botafogo); Ralf (Corinthians), Paulinho (Corinthians), Diego Souza (Vasco) e Ronaldinho Gaúcho (Flamengo); Neymar (Santos) e Fred (Fluminense).

Entre os técnicos, o prêmio acabou indo para Cristóvão Borges e Ricardo Gomes, que comandaram o Vasco durante o Campeonato Brasileiro. O primeiro continuou à frente do Gigante da Colina quando Gomes sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), no clássico que fechava o primeiro turno ante o Flamengo.

Tite, do campeão Corinthians, ficou em terceiro, atrás também de Jorginho, sétimo colocado com o Figueirense. Já o gaúcho Leandro Vuaden foi o escolhido como melhor árbitro. Por fim, ainda houve uma homenagem pelos mil jogos de Rogério Ceni no São Paulo.

Todos os premiados do Craque do Brasileirão 2011:

Melhor goleiro:
- Jefferson (Botafogo)
- Fernando Prass (Vasco)
- Júlio César (Corinthians)

Melhor lateral-direito:
- Fagner (Vasco)
- Mariano (Fluminense)
- Bruno (Figueirense)

Melhor zagueiro pela esquerda:
- Réver (Atlético-MG)
- Leandro Castán (Corinthians)
- Emerson (Coritiba)

Melhor zagueiro pela direita:
- Dedé (Vasco)
- Antônio Carlos (Botafogo)
- Rhodolfo (São Paulo)

Melhor lateral-esquerdo:
- Cortês (Botafogo)
- Juninho (Figueirense)
- Kleber (Internacional)

Melhor volante pela esquerda:
- Paulinho (Corinthians)
- Renato (Botafogo)
- Marcos Assunção (Palmeiras)

Melhor volante pela direita:
- Ralf (Corinthians)
- Romulo (Vasco)
- Arouca (Santos)

Melhor meia pela direita:
- Diego Souza (Vasco)
- Deco (Fluminense)
- Lucas (São Paulo)

Melhor meia pela esquerda:
- Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
- Montillo (Cruzeiro)
- Thiago Neves (Flamengo)

Melhor primeiro atacante:
- Neymar (Santos)
- Leandro Damião (Internacional)
- Julio César (Figueirense)

Melhor segundo atacante:
- Fred (Fluminense)
- Borges (Santos)
- Loco Abreu (Botafogo)

Melhor técnico:
- Ricardo Gomes e Cristóvão Borges (Vasco)
- Jorginho (Figueirense)
- Tite (Corinthians)

Revelação:
- Wellington Nem (Figueirense)
- Bruno Cortês (Botafogo)
- Leandro Damião (Internacional)

Melhor árbitro:
- Leandro Pedro Vuaden
- Sandro Meira Ricci
- Paulo César de Oliveira

Craque do campeonato:
- Neymar (Santos)

Craque da galera:
- Dedé (Vasco)
- Liedson (Corinthians)
- Neymar (Santos)

5 de dezembro de 2011

Corinthians campeão do Brasileirão 2011

Vasco empata com o Flamengo no Rio e, em clássico tenso, Corinthians segura empate sem gols e confirma o título brasileiro.

O Campeonato Brasileiro de 2011 premiou com o título uma equipe que se caracterizou por sempre buscar a vitória, mesmo fora de casa e em desvantagem no placar. Como justiça não ganha jogo, o Corinthians foi de fato o campeão brasileiro de 2011. Pentacampeão. O Timão liderou o Brasileirão em 27 das 38 rodadas, terminou com a defesa menos vazada e Tite assumiu no segundo semestre do ano passado e remontou a equipe três vezes antes de ser campeão.

O agora técnico campeão chegou ao Corinthians em outubro de 2010 e quase o levou ao título nacional, mas acabou na terceira colocação. Com a eliminação precoce na Libertadores, o time alvinegro teve tempo para focar no Brasileirão, tendo um início arrasador (nove vitórias nos dez primeiros jogos) e sempre integrante do G-3 do torneio.

Corinthians x Palmeiras

Em duelo com confusão nos minutos finais, no Pacaembu, o Timão segurou o empate por 0 a 0 com o Palmeiras e levantou a taça do Brasileirão. Os olhos estavam vidrados no gramado, mas os ouvidos grudados no rádio de pilha traziam boas e más notícias do Engenhão (Vasco contra Flamengo). O Palmeiras dominou o primeiro tempo e a tensão tomou conta. Mas nada que pudesse atrapalhar a festa. Um empate era o bastante, e o Timão jogou pelo empate...

Com o resultado deste domingo, o Corinthians encerra o Brasileirão 2011 com 71 pontos, enquanto o Vasco ficou com 69. Já o Palmeiras termina o campeonato no 11º lugar, com 50. Desta forma, o clube conquistou pela quinta vez o maior título nacional, passa o Palmeiras (4 títulos) em número de canecos, depois de ter erguido a taça nas edições de 1990, 1998, 1999 e 2005.

Com a atual consagração corinthiana e o segundo lugar vascaíno, Flamengo e Internacional garantiram as últimas vagas na Libertadores. Farão companhia Santos e Fluminense. O Cruzeiro salvou-se em grande estilo, goleando o arqui-rival e derrubando um Ceará de muita torcida, mas pouco futebol. Foi um grande torneio. O turno e returno está mais do que consagrado e os cariocas parece que pegaram mesmo o jeito.

Adeus a Sócrates

Mas o domingo não foi todo de festa. O mundo do futebol perdeu o ex-jogador do próprio Corinthians, Sócrates. O irmão de Raí, ex-São Paulo, de 57 anos, faleceu em função de uma infecção generalizada, uma hemorragia intestinal. Revelado pelo Botafogo-SP, Sócrates se destacou no Corinthians, onde ficou conhecido como um dos líderes da geração da Democracia Corintiana. Atuou também na Seleção Brasileira e ainda por Flamengo e Santos. Fora do país, o Doutor jogou pela Fiorentina.

1 de dezembro de 2011

Os 100 maiores times de futebol do mundo por valor de mercado

Empresa de consultoria divulga estudo sobre os 100 clubes mais valiosos do planeta. Ingleses dominam com facilidade o ranking.

Nesta quinta-feira, a empresa Pluri Consultoria divulgou um estudo sobre o valor de jogadores, clubes e campeonatos no Brasil e no mundo. A empresa somou os valores dos jogadores inscritos nos 60 principais campeonatos nacionais e usou valores do seu banco de dados, do site "Transfermarket" e da imprensa especializada até 18 de novembro para classificar os jogadores. No total, a soma do elenco dos 100 clubes analisados chega a R$ 33,2 bilhões.

"Existe um domínio de Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha. O Brasil avançou no ranking dos 100 times mais valiosos e agora se situa numa faixa intermediária, onde também estão França, Portugal e Rússia", avalia o economista Fernando Ferreira da Pluri Consultoria.

Na lista das Américas, o Santos está em primeiro da lista e possui valor de mercado de R$ 345 milhões. Em segundo lugar aparece o São Paulo, avaliado em R$ 225 milhões, seguido pelo Internacional (R$ 197 milhões), Corinthians (R$ 172 milhões) e Vasco da Gama (R$ 160 milhões).

No ranking mundial, em primeiro lugar aparece o Barcelona com o preço de mercado em R$ 1,5 bilhão, seguido por Real Madrid (R$ 1,3 bilhões) e Manchester City (R$ 1,08 bilhão). Mais dois clubes ingleses completam os cinco primeiros: Chelsea (R$ 1,057 bilhão) e Manchester United (R$ 1,014 bilhão).

Os times mais valiosos do mundo no futebol

1 Barcelona (Espanha)
2 Real Madri (Espanha)
3 Manchester City (Inglaterra)
4 Chelsea (Inglaterra)
5 Manchester United (Inglaterra)
6 Bayern Munique (Alemanha)
7 Inter de Milão (Itália)
8 Arsenal (Inglaterra)
9 Tottenham Hotspur (Inglaterra)
10 Milan (Itália)
11 Juventus (Itália)
12 Liverpool (Inglaterra)
13 Porto (Portugal)
14 Paris Saint-Germain (França)
15 Atlético de Madri (Espanha)
16 Napoli (Itália)
17 Roma (Itália)
18 Borussia Dortmund (Alemanha)
19 Valencia (Espanha)
20 Benfica (Portugal)
21 Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
22 Fiorentina (Itália)
23 Olympique Lyon (França)
24 Villarreal (Espanha)
25 Olympique Marseille (França)

26 Bayer Leverkusen (Alemanha)
27 Santos (Brasil)
28 Zenit (Rússia)
29 CSKA Moscou (Rússia)
30 Everton (Inglaterra)
31 Málaga (Espanha)
32 Sevilla (Espanha)
33 Aston Villa (Inglaterra)
34 Schalke 04 (Alemanha)
35 Fenerbahce (Turquia)
36 Besiktas (Turquia)
37 OSC Lille (França)
38 Athletic Bilbao (Espanha)
39 Galatasaray (Turquia)
40 Sporting Lisboa (Portugal)
41 Anzhi Makhachkala (Rússia)
42 Sunderland (Inglaterra)
43 Fulham (Inglaterra)
44 Rubin Kazan (Rússia)
45 Stoke City (Inglaterra)
46 Newcastle (Inglaterra)
47 Lazio (Itália)
48 Werder Bremen (Alemanha)
49 Dynamo Kiev (Ucrânia)
50 Wolfsburg (Alemanha)

51 Bolton (Inglaterra)
52 Genoa (Itália)
53 Udinese (Itália)
54 Stuttgart (Alemanha)
55 Hamburgo (Alemanha)
56 São Paulo (Brasil)
57 Ajax (Holanda)
58 Rennes (França)
59 Hoffenheim (Alemanha)
60 Bordeaux (França)
61 Trabzonspor (Turquia)
62 Palermo (Itália)
63 Olympiacos (Grécia)
64 Internacional (Brasil)
65 Spartak Moscou (Rússia)
66 Blackburn (Inglaterra)
67 West Bromwich (Inglaterra)
68 PSV Eindhoven (Holanda)
69 West Ham (Inglaterra)
70 Wolverhampton (Inglaterra)
71 Dinamo Moscou (Rússia)
72 Lokomotiv Moscou (Rússia)
73 Parma (Itália)
74 Toulouse (França)
75 Real Sociedad (Espanha)

76 Wigan (Inglaterra)
77 Hannover (Alemanha)
78 Corinthians (Brasil)
79 Panathinaikos (Grécia)
80 Getafe (Espanha)
81 Anderlecht (Bélgica)
82 Cologne (Alemanha)
83 Sporting Braga (Portugal)
84 Queens Park Rangers (Inglaterra)
85 Saint-Étienne (França)
86 Vasco da Gama (Brasil)
87 Dnipro Dnipropetrovsk (Ucrânia)
88 Twente (Holanda)
89 Borussia Mönchengladbach Alemanha)
90 Rangers (Escócia)
91 Metalist (Ucrânia)
92 Flamengo (Brasil)
93 Cagliari (Itália)
94 Bologna (Itália)
95 Celtic (Escócia)
96 Atalanta (Itália )
97 Dinamo Zagreb (Croácia)
98 Fluminense (Brasil)
99 Espanyol (Espanha)
100 Grêmio (Brasil)

Inglaterra e Espanha são dominantes

• Elencos dos 100 TIMES de maior valor do Mundo somam € 13,6 bilhões, ou R$ 33,2 bilhões;
• Os espanhóis Barcelona (€ 626 milhões) e Real Madri (€ 544 milhões), são os dois times de maior valor de mercado do mundo. Juntos equivalem a 9% do valor de mercado de todos os 100 times do ranking;
• Metade dos 10 times mais valiosos do mundo são ingleses;
• Pelo valor de seus times, Manchester pode ser considerada a “Capital do Futebol mundial”. Seus dois principais clubes, Manchester City (3º - € 445 milhões) e Manchester United (5º - €
416 milhões), tem valor de mercado total de € 861 milhões;
• Apesar da liderança do ranking ser de times espanhóis, o destaque da lista é a Inglaterra, onde atuam o maior número de equipes da lista (19) e cujos times possuem o maior valor de mercado (€ 3,4 bilhões);
• Por número de times, a Inglaterra (19 times) é seguida por Itália (14), Alemanha (12) e Espanha (11);
• Por valor de mercado, a Inglaterra (€ 3,4 bilhões) é seguida por Espanha (€ 2,3 bilhões), Itália (€ 2,1 bi) e Alemanha (€ 1,5 bi);
• Nos campeonatos de Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha atuam 56% dos 100 times mais valiosos do mundo, que representam 68% do valor de mercado total;
• Há times de 15 países diferentes na lista dos 100 mais valiosos;
• Brasil é o único país não Europeu a figurar na lista;
• Brasil é o 6º do ranking por número de times (8) e 7º por valor de mercado (€ 626 milhões);
• Santos é o melhor Brasileiro da lista, 27º, com valor de mercado de € 141 milhões, ou R$ 345 milhões;
• Os 8 times brasileiros da lista são: Santos, São Paulo, Internacional, Corinthians, Vasco, Flamengo, Fluminense e Grêmio;
• Sozinho, o valor de mercado do Barcelona equivale à soma dos 8 times mais valiosos do Brasil citados acima;
• Somente 51 times do mundo tem valor de mercado superior ao de Leonel Messi, do Barcelona (€ 100 milhões);
• Somente 8 times brasileiros tem valor de mercado superior ao de Neymar, do Santos (€ 50 milhões);
• Valor médio dos times espanhóis da lista é o mais alto, € 209 milhões. Em seguida vem Inglaterra (€ 209 milhões), Itália (€ 147 milhões) e Portugal (€ 141 milhões). O Brasil aparece em 10º com (€ 78 milhões). Este é um bom indicativo para se medir o nível de concentração de um
campeonato nos seus maiores times;
• Apenas 2 times entre os 20 da 1ª divisão da Inglaterra não estão na lista dos 100 times mais valiosos: Swansea e Norwich;
• O Inglês Westham, 69º da lista, é o único time entre os 100 maiores do mundo a disputar a 2ª divisão.

Brasil, México e Argentina nas Américas

• Elencos dos 30 TIMES de maior valor do Mundo somam € 1,5 bilhões, ou R$ 3,7 bilhões;
• Apenas 4 países tem times entre os 30 mais valiosos da região: Brasil, México, Argentina e Chile;
• Os brasileiros Santos (€ 141 milhões), São Paulo (€ 92 milhões), e Internacional (€ 81 milhões) são os três times de maior valor de mercado das Américas. Juntos equivalem a
21% do valor de mercado de todos os 30 times do ranking;
• O destaque da lista é o Brasil, país onde atuam os 8 mais valiosos times da região. No total são 12 times brasileiros entre os 30 mais valiosos (40% do total), com valor de mercado somado de € 807 Milhões (53% do total);
• Por número de times, o Brasil (12 times) é seguida por México (10), Argentina (7) e Chile (1);
• Por valor de mercado, o Brasil (€ 807 milhões) é seguida por México (€ 405 milhões), Argentina (€ 277 milhões) e Chile (€ 32 milhões);
• Os 12 times brasileiros da lista são: Santos, São Paulo, Internacional, Corinthians, Vasco, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Atlético Mineiro, Botafogo, Palmeiras e Cruzeiro;
• Os únicos times não brasileiros entre os 10 mais valiosos são Monterrey do México (9º com € 56 milhões) e Boca Juniors da Argentina (10º com € 54 milhões);
• Somente 10 times das Américas tem valor de mercado superior ao de Neymar, do Santos (€ 50 milhões);
• Valor médio dos times brasileiros da lista é o mais alto, € 67 milhões. Em seguida vem México (€ 41 milhões) e Argentina (€ 40 milhões). O Chile aparece com valor de € 32 milhões, equivalente ao do Universidad de Chile, seu único representante na lista;
• O Argentino River Plate, 30º da lista, é o único time entre os 30 maiores das Américas a disputar a 2ª divisão.

Assine e receba os posts do Momento do Futebol!
Orkut Momento do Futebol YouTube Momento do Futebol! Facebook do Momento do Futebol! Yahoo Momento do Futebol!