16 de maio de 2011

Janela de transferências no futebol

Leave a Comment

Datas, mercado da bola, curiosidades. As regras do período de registro dos jogadores na janela de transferências.

O fechamento e abertura da janela para transferências internacionais é sempre aguardando com ansiedade pelos clubes de futebol. A mídia normalmente informa "internacional" para abranger todo o período de contratações, porém, existem duas janelas (períodos de registro de jogadores) regulamentadas pela FIFA para transferências internacionais: uma longa e outra curta, e cada Federação decide as datas que vão cumprir. As transferências nacionais são de responsabilidade da CBF e internacionais seguem as regras da FIFA.

De acordo com um regulamento que regula as transferências da FIFA, uma janela não pode exceder 12 semanas e a outra 4 semanas. Dessa forma temos janelas no futebol para a Europa Ocidental, Oriente Médio, Extremo Oriente, Leste Europeu, Países Nórdicos e América do Sul. E mais um detalhe, jogadores com passe livre (ou donos dos próprios direitos) não estão sujeitos às tais regras.

Como cada federação nacional deve comunicar à Fifa sobre as suas janelas específicas, países sul-americanos, os clubes do leste europeu e os asiáticos preferem a janela de verão entre 1° de janeiro e final de março, e a de inverno no mês de agosto. Mas contendo algumas variações, Coreia do Sul e Oriente Médio, por exemplo, encerram suas janelas na primeira quinzena de setembro, por volta do dia 17.

Entretanto, países como Suécia, Noruega e Bulgária possuem janelas de inverno que se encerram dentro de um ou dois meses. A Finlândia, por outro lado, dá início as suas negociações somente em março. Por isso é importante esclarecer que é possível que jogadores brasileiros sejam transferidos para a Europa mesmo após o que se denomina "janela europeia".

Uma última regra, que ainda traz dúvidas a algumas pessoas é o caso de um mesmo jogador não poder fazer duas transferências internacionais para três times diferentes em um ano, a exceção fica por conta de serem temporadas com início e fim diferentes, como a temporada brasileira e européia.

TMS

Obrigatório desde outubro de 2010, o Transfer Matching System (TMS), sistema on-line implementado recentemente pela FIFA para aumentar a segurança e transparência nas transferências internacionais de jogadores faz com que as transferências possam ser devidamente monitoradas e funciona contra os supostos desvios de verbas.

Datas das Janelas

Futebol Brasileiro -> 15 de janeiro e 8 de abril e 3 de agosto a 31 de agosto.

Europa Ocidental -> 1º de janeiro a 31 de janeiro e 1º de junho a 31 de agosto.

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário