Confira o retrospecto das equipes brasileiras no ano do seu centenário. Vasco é o único clube a conquistar título de expressão.
Com o fracasso de mais um clube brasileiro no ano de seu centenário, o Corinthians, resolvi analisar exemplos dos outros principais clubes do futebol brasileiro. Ano que antecede e o próprio ano do centenário é a mesma provocação por parte da torcida e a mesma promessa de dirigentes e jogadores com promessa de grandes equipes e títulos, mas até o momento, apenas uma equipe conseguiu ser campeã no ano em que completa 100 anos de história.
Centenário do Flamengo, 1995
Em 1995, Kleber Leite assumiu a presidência do Flamengo e trouxe Romário, o melhor jogador do mundo. Em seguida, trouxe Edmundo, formando o famoso "Ataque dos Sonhos" com Sávio, Romário e Edmundo, que depois virou "pior ataque do mundo" para as torcidas rivais. O Flamengo conquistou apenas a Taça Guanabara, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, com três gols de Romário contra o Botafogo, mas perdendo o Carioca para o Fluminense, com o histórico gol de barriga de Renato Gaúcho. As dificuldades de relacionamento entre as estrelas fizeram com que o os títulos não aparecessem.
Centenário do Vasco da Gama, 1998
O Vasco, principal rival do Flamengo, é a exceção da regra. Foi o único dos grandes clubes do Brasil a conquistar um título expressivo no ano do seu centenário. Em 1998, o clube de São Januário conseguiu a também a maior conquista de sua história, a Taça Libertadores da América, com vitórias na decisão sobre o Barcelona-EQU. Levou também o Campeonato Carioca, vencendo a Taça Guanabara e a Taça Rio, mas perdeu a final do Mundial Interclubes para o Real Madrid, em Tóquio.
Centenário do Fluminense, 2002
Em 2002, o Fluminense ganhou o Campeonato Carioca, inexpressivo por causa da criação do Torneio Rio-São Paulo. Perdeu para o surpreendente Brasiliense nas quartas de final da Copa do Brasil e chegou às semifinais do Brasileirão, no último ano do sistema de mata-mata, sendo eliminado pelo Corinthians. O time era comandado por Renato Gaúcho e também tinha o baixinho Romário como protagonista do centenário, assim como o Flamengo.
Centenário do Grêmio, 2003
Em seu centenário, em 2003, o Grêmio foi eliminado nas quartas de final da Libertadores pelo Independiente Medellín-COL, viu o Internacional ser campeão gaúcho após seca de seis anos, o clube não vencia desde 1997 e quase caiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro (queda confirmada no ano seguinte), terminando o primeiro Brasileirão da era dos pontos corridos em 20º lugar. Vale lembra aqui a épica "Batalha dos Aflitos" que fez o clube voltar a Série A em 2005.
Centenário do Botafogo, 2004
Em 2004, o Botafogo voltava a elite do futebol brasileiro, logo no ano de seu centenário. Mas o clube voltou a fazer uma péssima campanha no Campeonato Brasileiro e só escapou de um novo rebaixamento na última rodada, ao empatar em 1 a 1 com o Atlético Paranaense, em Curitiba, e graças a uma combinação de resultados. O clube também foi desclassificado na segunda fase da Copa do Brasil. E pra terminar, em âmbito estadual, o Glorioso sequer chegou a semifinais de ambas as Taças, Guanabara e Rio.
Centenário do Atlético-MG, 2008
O ano de 2008 começou com promessas como Ricardinho, Gallardo e D'Alessandro por parte da diretoria, mas o Atlético-MG acabou se contentando com Souza, Petkovic e Marques. O ano ficou marcado mais por causa do atacante 'centenário' (a soma da idade do três totalizada mais de 100 anos) do que pela falta de títulos.
Também foi o ano em que perdeu a final do Campeonato estadual para o Cruzeiro de forma humilhante em dois jogos, Cruzeiro 5 x 0 Atlético-MG e Cruzeiro 1 x 0 Galo. O Galo Mineiro ainda foi eliminada pelo Botafogo de duas competições de forma consecutiva: Copa do Brasil, nas quartas-de-final e Sul-Americana, ainda na primeira fase. No Brasileirão, a equipe ficou numa honrosa 12ª posição, bem longe de tudo que almejava em seu centenário.
Centenário do Internacional, 2009
O Internacional bem que chegou perto, começou o ano vencendo o Gaúchão de forma invicta, mas perdeu a final da Copa do Brasil para o Corinthians e da Recopa Sul-Americana para a LDU-EQU. No Brasileirão lutou até a última rodada, mas terminou na segunda colocação, ano do Flamengo campeão. Apesar da falta de títulos expressivos, o clube esteve sempre nas primeiras colocações.
Centenário do Coritiba, 2009
Dentre os clubes aqui destacados, o Coritiba viveu a maior decepção. No primeiro semestre, a equipe perdeu o campeonato estadual para o maior rival, o Atlético-PR e chega às semifinais da Copa do Brasil, mas é derrotado pelo Internacional. Na Sul-Americana, foi derrotado pelo Vitória ainda na primeira fase. E como "grand finale": a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro, recordada pelos atos de vandalismo de torcedores no Couto Pereira.
Centenário do Corinthians, 2010
O centenário dos corinthianos foi o que motivou a matéria. Mais precisamente a provocação dos usuários no Twitter e outros meios de comunicação, que não perdoaram o fato de o Corinthians não ter conquistado um título no ano em que comemorou 100 anos de fundação e provocaram com várias hasgtags, tais como #semtenada ou #chupacorinthians em alusão ao fracasso.
Quinto colocado no Campeonato Paulista, eliminado nas oitavas de final da Taça Libertadores da América, para o Flamengo, e terceiro no brasileiro, precisando apenas de uma vitória para garantir o vice ou lutar pelo título contra o já rebaixado Goiás, que entrou em campo com uma equipe reserva para poupar seus atletas para a final da Copa Sul-Americana. Nem tudo são glórias.
Outros clubes
Agora resta aos clubes que ainda não completaram 100 anos no futebol, um planejamento adequado, uma programação digna do evento (além de um pouco de sorte, porquê não?) para tirar o grito engasgado na garganta de seus torcedores, para assim provocarem seus rivais de forma saudável. Grandes clube do futebol brasileiro como São Paulo, Santos, Palmeiras e Cruzeiro, entre outros, ainda não comemoraram seus centenários. Fica nesta matéria a dica das datas de fundação dos clubes brasileiros e a preparação psicológica de dirigentes e torcedores para evitar a "maldição dos centenários". Boa sorte!