28 de outubro de 2010

Pesquisa de reconhecimento de marca de material esportivo no Brasil

3 comments

Instituto Datafolha voltou a medir o reconhecimento de empresas de material esportivo. Liderado agora pela Adidas.

O resultado da pesquisa do Instituto Datafolha, publicada nesta quarta-feira, mostra que a Adidas é a marca líder nesse aspecto no mercado brasileiro. A categoria de pesquisa não era medida há 3 anos. O mais curioso é que o cenário revela mudança contundente em relação à última pesquisa. Em 2007, última edição do "Top of mind" que incluiu marcas de material esportivo, Adidas (14%), Nike (13%) e Penalty (10%) estavam empatadas pela margem de erro do estudo.

Mas em 2010, ano que a Espanha foi campeã da Copa do Mundo, na África do Sul, a Adidas - idealizadora da bola de futebol, a Jabulani, patrocinadora oficial do evento e da seleção vencedora, a Espanha- conquistou o Folha Top of Mind sendo a mais lembrada por 19% na categoria material esportivo, à frente da Nike, com 15%.

Levando-se em conta o total de menções ("awareness"), a Adidas tem hoje 32% e a Nike, 28%. Em 2007, as marcas Nike, Adidas e Penalty apareciam empatadas, com 14%, 13% e 10%, respectivamente.

No geral, quando o estudo perguntou apenas qual é a primeira marca que vinha à cabeça do público, a Adidas foi citada por 19% das pessoas e também superou a Nike, lembrada por 15%. A Penalty foi a terceira empresa do segmento com mais menções (8%).

A pesquisa Folha “Top of mind” é realizada há 20 anos, e o levantamento de 2010 aconteceu entre os dias 27 e 30 de julho. O Datafolha conversou com pessoas com mais de 16 anos, oriundas de 160 municípios distribuídos por todos os Estados da federação e pelo Distrito Federal.

O presidente da Adidas no Brasil, Marcelo Ferreira, afirma, sem revelar números, que a campanha da Copa foi a maior realizada pela marca, parceira oficial da Fifa desde 1970. Foram oferecidos materiais esportivos para 12 seleções, juízes e voluntários. "Sem contar o sucesso que tivemos durante o torneio com as campanhas de nossos atletas patrocinados, como Messi, Diego Forlán, Kaká, Lúcio e, é claro, a Jabulani."

Deixe seu comentário

3 comentários:

  1. Estou passando por aqui para dizer que adorei seu blog, e gostaria de divulgar o meu blog
    http://resenhafortemg.blogspot.com/

    Aceita parceria? Caso aceite deixe um recado lá no blog
    Abraço e Sucesso
    Leozin

    ResponderExcluir
  2. Seria muito bom tê-lo como seguidor!
    Abraço Leozin

    ResponderExcluir
  3. Também tenho um blog de futebol, visita lá se poder

    ResponderExcluir