13 de junho de 2009

Perfil dos torcedores de futebol do Rio

1 comment

Pesquisa mostra que torcedor de futebol é o mais fiel dos consumidores e desfaz mitos sobre os grandes do Rio.

Quem são, o que pensam e quais os hábitos de consumo dos torcedores dos quatro clubes grandes cariocas? A agência Blinder FC+M e o Ibope fizeram uma pesquisa ouvindo 3.681 pessoas, homens e mulheres, de 12 a 64 anos da classe AB, C, DE da Região Metropolitana do Rio, entre fevereiro e julho de 2008. Os resultados do estudo "A Pátria das Chuteiras, um estudo sobre os times cariocas" apontam para confirmação de mitos e também algumas surpresas.

— Não existe fidelidade entre consumidor e marcas, é uma relação volátil. A exceção é o futebol. A fidelidade está no DNA dos torcedores — diz Flávio Cordeiro, um dos sócios da agência Binder, que encomendou o estudo ao Ibope. — Se entendermos a relação do brasileiro com o futebol, compreendemos também sua relação com as marcas.

JOVENS

Vascaínos e rubro-negros concetram o maior percentual de torcedores jovens: 27% entre 12 e 24 anos. Já o Fluminense tem a torcida que tem menos se renovado. Mais da metade está na faixa de 45 a 64 anos, ou seja, 52% entre os mais velhos e 19% entre os mais jovens. Os alvi-negros se concentram entre 35 e 54 anos: 54%.

CLASSE SOCIAL

O maior poder aquisitivo é dos torcedores do Fluminense, pois 46% pertencem a classe A e B, seguidos pelos alvinegros com 32%. Já a nova classe média brasileira, formada pela classe C, emergente no consumo, a maioria é do Flamengo e do Vasco. Nada menos que 53% são rubro-negros e 47% são vascaínos.

PARCELA FEMININA

O Botafogo é a torcida com o menor percentual de mulheres, apenas 42% contra 58% de homens. A torcida que tem mais mulheres nas arquibancadas é a do Fluminense. Nada menos que 52% da torcida tricolor é composta por mulheres. Elas são uma pequena maioria entre os rubro-negros, 51%. Já na torcida do Vasco prevalecem os homens, com 54%.

MAIOR TORCIDA

A superioridade da torcida flamenguista não é surpreendente. Quase 6 em cada 10 torcedores preferem o Flamengo. A pesquisa aponta 58% de torcedores rubro-negros, 17% de vascaínos, 13% de tricolores e 12% de alvinegros. Dos 3.681 ouvidos na pesquisa, 3.081 disseram ter um time.

HÁBITOS, DO CELULAR À CERVEJINHA

Tendo a fidelidade como ponto de partida, a pesquisa mapeou a vida dos torcedores. As informações serão aplicadas no mercado. Além de detalhes associados à relação com o futebol, o estudo revela quem são os maiores “beberrões”, a predileção por cadeias de fast food, uso de celulares e até mesmo hierarquiza os adeptos do sexo seguro.

Os tricolores despontam quando o assunto é o gosto por bebidas alcoólicas. São eles os maiores consumidores de cerveja, vinho, whisky e aguardente. Não por coincidência, alegam que, devido à vida agitada, não conseguem se cuidar como deveriam. O levantamento de copo é o esporte preferido. Os alvinegros (50%) são os que mais fazem exercícios, seguidos pelos vascaínos, que, contraditoriamente, surgem como os consumidores mais vorazes de fast food (60%). O clube, por sinal, é patrocinado por uma cadeia do segmento.

Os torcedores cariocas gastam, em média, R$ 53 mensais com telefonia celular. Com maior poder aquisitivo, os tricolores são os principais usuários de serviços como identificador de chamadas e mensagens de texto. A chance de ver um torcedor do Fluminense desfilando com um carro zero quilômetro nos próximos 12 meses também é maior do que a dos rivais.

Vascaínos e alvinegros são os mais precavidos na hora de namorar: 36% usam preservativos. Pelo sim, pelo não, o número de torcedores que possui plano de saúde está acima da média da população, de 33%.

RESUMO

O que para mim fica mais notório na pesquisa é o percentual dos torcedores vascaínos. Baixo quando comparado em todas outras pesquisas em relação ao próprio clube e também relacionado a Botafogo e Fluminense. A matéria completa você pode encontrar nesse link a seguir: "A Pátria das Chuteiras, um estudo sobre os times cariocas".

Deixe seu comentário

Um comentário:

  1. Olá!!
    Tudo bem?

    O Blog está muito legal!!

    De uma olhada no que eu estou ajudando a produzir quanddo tiiver um tempinho..

    www.ligadonabola.com.br

    beijos

    ResponderExcluir