10 de fevereiro de 2009

Adebayor é eleito melhor jogador africano de 2008

Leave a Comment

Adebayor leva prêmio de melhor jogador, mas Egito fatura o maior número de conquistas em 2008.

Nesta terça-feira, na entrega de prêmios concedida pela Confederação Africana de Futebol (CAF), o togolês Emmanuel Adebayor recebeu a maior honraria. O atacante do Arsenal foi eleito Melhor Jogador de 2008 no continente africano, em cerimônia realizada na cidade nigeriana de Lagos. Adebayor sucede o malês Kanouté, do Sevilla, Melhor Jogador em 2007.

O jogador dos Gunners superou, na final, nomes como Mohamed Aboutrika, do Al Ahly, e o volante ganês Michael Essien, do Chelsea. Adebayor, que completará 25 anos este mês marcou 30 gols em 49 pelo Arsenal ano passado, 24 só na Premier League. Nas eliminatórias, marcou quatro vezes em três jogos.

- Dedico este prêmio a minha mãe, que me sempre me apoiou. Infelizmente, meu pai não está aqui para acompanhar este momento, mas onde quer que esteja, deve estar orgulhoso de seu filho - disse.

O Al Ahly, quatro vezes campeão da Liga dos Campeões da África (sendo, inclusive, o atual campeão da competição), foi o clube mais premiado da noite. A equipe egípcia ganhou os prêmios de Melhor Clube, Melhor Torcida e Melhor Meia, com Aboutrika. Já o Egito faturou a categoria de Melhor Seleção, enquanto o atacante marfinês Salomon Kalou, do Chelsea, foi eleito a revelação do ano.

PREMIAÇÕES DA CAF 2008:

CAF Melhor Jogador do Ano: Emmanuel Adebayor - Togo/Arsenal
AF Melhor Jovem: Salomon Kalou - Costa do Marfim/Chelsea
CAF Melhor Jogador do Ano: Alice Matlou - África do Sul
Seleção do Ano: Egito
Melhor Treinador: Hassan Shehata - Egito
Melhor Clube: Ahly - Egito
Melhor Jogador Nacional: Mohamed Aboutrika - Al Ahly
Jogador Legendário: Christian Chukwu - Nigéria

SELEÇÃO AFRICANA DE 2008:

Goleiro – Carlos Idriss Kameni (Espanyol e Camarões).
Zagueiros – Wael Gomaa (Al-Ahly e Egito), Ismail Taye Taiwo (Olympique Marseille e Nigéria), Joseph Yobo (Everton e Nigéria), John Mensah (Lyon e Gana).
Meias – Mohamed Aboutreika (Al-Ahly e Egypt), Michael Essien (Chelsea e Gana), Yaya Toure (Barcelona e Costa do Marfim), Sulley Muntari (Inter e Gana).
Atacantes – Samuel Eto’o (Barcelona e Espanha), Emmanuel Adebayor (Arsenal e Togo).

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário