15 de janeiro de 2008

Ranking de Torcidas Futebol DataFolha

23 comments

Flamengo segue no topo e Corinthians continua na segunda colocação no novo ranking divulgado.

Em outubro do ano passado os torcedores já haviam ganho uma pesquisa da CNT/Sensus sobre Ranking de Torcidas que também foi divulgado aqui no blog.

Agora em janeiro, em pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 26 e 29 de novembro mostra estabilidade quanto às torcidas dos clubes de futebol brasileiros. Flamengo, time de preferência de 17%, e Corinthians, o preferido de 12%, seguem sendo os times com mais simpatizantes entre os brasileiros com idade a partir dos 16 anos. A pesquisa foi realizada dias antes do fim do campeonato brasileiro deste ano, em que o Corinthians foi rebaixado para a série B, e o São Paulo, time preferido de 8% dos brasileiros, conquistou o título pela quinta vez.

Em relação à pesquisa anterior sobre o tema, realizada em agosto, os percentuais obtidos por esses três times permaneceram idênticos.

O percentual dos que torcem para o Palmeiras sofreu uma variação negativa, dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, tendo passado de 8% para 6%, taxa que é hoje a mesma da que se refere aos torcedores do Vasco (eram 5% no levantamento anterior).

Citam o Grêmio como time de preferência 4%; Cruzeiro e Internacional (RS) atingem 3% das menções, cada. Santos, Atlético (MG) e Botafogo (RJ) são citados por 2%, cada, e Fluminense, Sport, Bahia e Vitória ficam com 1% das preferências, cada.

Foram ouvidos 11786 brasileiros em 390 municípios do país, a partir dos 16 anos de idade, e a margem de erro máxima, para os resultados que se referem ao total de entrevistados, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Flamengo - 17
Corinthians - 12
São Paulo - 8
Palmeiras - 6
Vasco - 6
Grêmio - 4
Cruzeiro - 3
Internacional - 3
Santos - 2
Atlético-MG - 2
Botafogo - 2
Fluminense - 1
Bahia - 1
Vitória - 1
Sport - 1
Santa Cruz - 0
Ceará - 0

RIO DE JANEIRO

No Estado do Rio de Janeiro, o Flamengo é o primeiro colocado com quase três vezes o percentual obtido pelo segundo colocado. São 46% que declaram torcer para o rubro-negro, ante 16% que torcem para o Vasco. Botafogo e Fluminense atingem 9%, cada. Na capital os resultados são parecidos: Flamengo é o time preferido de 43%, afirmam torcer para o Vasco 18%, citam o Fluminense como time do coração 11% e declaram torcer para o Botafogo 9%.

SÃO PAULO

O Corinthians continua sendo o time com maior torcida em São Paulo, tanto no Estado como um todo quanto na capital.

Comparando-se os dados da pesquisa atual com os de levantamento realizado em março, observa-se que entre os moradores do Estado de São Paulo o percentual dos que declaram o Corinthians como time de preferência oscilou dois pontos para baixo, de 31% para 29%, enquanto a taxa dos que torcem para o São Paulo oscilou dois pontos para cima (de 19% para 21%). Assim, o tricolor paulista obtém a maior taxa desde 2000. Palmeiras e Santos também oscilaram positivamente: o time alviverde variou de 12% para 13% e a equipe do litoral passou de 6% para 7% das preferências.

Entre os que moram na capital paulista, a oscilação no percentual de torcedores do Corinthians, nesse caso em relação a levantamento realizado em agosto, foi de um ponto para baixo (de 31% para 30%), e a taxa dos que declaram torcer para o São Paulo se manteve idêntica à registrada anteriormente (21%). Oscilaram um ponto para baixo Palmeiras (de 14% para 13%) e Santos (de 6% para 5%).

MINAS GERAIS

Em Minas Gerais, o Cruzeiro é o primeiro colocado no Estado, mas empata com o Atlético na capital. Quando se leva em consideração o total de entrevistados em Minas, a equipe celeste atinge 29% das preferências, nove pontos a mais do que o percentual obtido por seu maior rival, que fica com 18%. Entre os que moram em Belo Horizonte, porém, a diferença fica dentro da margem de erro da pesquisa para a cidade, que é de cinco pontos, para mais ou para menos: Cruzeiro tem 38% e o Atlético fica com 34%.

RIO GRANDE DO SUL

Algo parecido acontece entre os gaúchos. No Estado do Rio Grande do Sul o Grêmio é líder isolado, com 48%; o Internacional conta com 36% das preferências. Em Porto Alegre, o tricolor gaúcho atinge 48%, apenas cinco pontos percentuais a mais do que o rival colorado, que obtém 43%, e ocorre um empate, em razão da margem de erro, de exatamente cinco pontos, para mais ou para menos.

FORTE CONCORRÊNCIA NO PARANÁ, EM SANTA CATARINA, BAHIA, PERNAMBUCO E CEARÁ

Nos demais Estados que permitem uma análise dos resultados em separado (Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Ceará) os times locais enfrentam forte concorrência de forasteiros, principalmente do Flamengo. Com exceção de Pernambuco, os locais assumem a liderança apenas quando se leva em consideração os entrevistados que moram nas capitais.

PARANÁ

No Paraná, times paulistas se destacam: entre os que moram no Estado, 15% declaram torcer para o Corinthians e 10% para o Palmeiras. O Atlético fica com 7%, percentual idêntico ao obtido pelo São Paulo, o Coritiba com 6%, mesmo percentual registrado pelo Flamengo e pelo Santos e o Paraná conta com 3% das preferências, a exemplo do que ocorre com o Grêmio. Já entre os que moram em Curitiba, Atlético atinge 22%, Coritiba fica com 17% e Paraná com 10%. Corinthians e Palmeiras atingem, na capital, percentuais que representam um terço do que conquistam no Estado como um todo: 5% no caso do time alvinegro e 3% no que se refere à equipe alviverde, que tem percentual idêntico ao obtido por Flamengo e Grêmio. O São Paulo obtém 4% na capital paranaense.

SANTA CATARINA

Entre os moradores de Santa Catarina, Flamengo (16%) e Grêmio (13%) dividem a liderança. Corinthians e o Internacional de Porto Alegre atingem 8%, cada. Avaí e Figueirense atingem 2%, cada, e Criciúma é citado por 1%. Em Florianópolis, Figueirense vai a 16%, Flamengo obtém 12% e Avaí fica com 8%, mesmo percentual obtido pelo tricolor gaúcho. O Criciúma é citado, mas não chega a atingir 1% na capital catarinense.

BAHIA

O Bahia é o líder isolado entre os moradores de Salvador, com 40% das preferências, 18 pontos à frente do Vitória, que atinge 22%. No Estado como um todo, porém, o Bahia fica com 16%, disputando a preferência com o Flamengo, que chega a 21%. O Vitória é o time declarado de 8% dos baianos, que também torcem para, entre outros times, o Corinthians (7%), o Vasco (6%), o São Paulo e o Palmeiras (5%, cada).

CEARÁ

Entre os moradores do Ceará, o Flamengo atinge 17% das menções. Fortaleza e Ceará atingem 8%, cada, percentual idêntico ao dos que citam o Corinthians como time do coração e próximo ao dos que citam São Paulo e a seleção brasileira (7%). Na capital cearense, os locais Fortaleza (18%) e Ceará (14%) disputam a preferência com o rubro-negro carioca (13%).

PERNAMBUCO

Já o Sport lidera entre os moradores de Pernambuco, com 21%, e no Recife, com 34% das preferências. No Estado como um todo, vêm a seguir, entre outros, Corinthians (8%), Santa Cruz, Flamengo (7%, cada), São Paulo, Palmeiras (5%, cada) e Náutico (4%). Na capital pernambucana Santa Cruz atinge 15% e Náutico fica com 11%, enquanto Palmeiras obtém 3% e Flamengo, Corinthians e São Paulo ficam com 2%, cada.

DISTRITO FEDERAL

No Distrito Federal, o Flamengo atinge 31% das preferências, percentual que é menor apenas do que o que obtém em seu próprio Estado. O Gama atinge apenas 1%, atrás de, entre outros, Vasco (11%), São Paulo (7%), Corinthians (6%) e Palmeiras (5%).


Fonte: DataFolha

Deixe seu comentário

23 comentários:

  1. O Flamengo é o maior!!!

    ResponderExcluir
  2. Tamanho da Torcida do Coritiba
    O Coritiba possui a 13ª maior torcida do Brasil, segundo pesquisa do IBOPE em 2008 encomendada pela GLOBOSAT com 1,65%.(2.040.000 coxas)

    Inventário da Torcida Coxa:
    O Coritiba possui 38% da torcida da cidade de Curitiba (Instituto Bonilha,2004) equivale a 680 mil coxas;
    O Coritiba possui 34% da torcida da região metropolitana de Curitiba (Instituto Bonilha,2004) equivale 1 milhão de coxas (incluso capital);
    O Coritiba possui 26% da torcida no Estado do Paraná (Instituto Bonilha,2004);
    O Coritiba possui 20% da torcida no Estado do Paraná (Instituto Bonilha,2008) equivale 1.820.000 coxas;
    O Coritiba possui 8% da torcida na Região Sul (Placar,2001) equivale 1.880.000 coxas;
    O Coritiba possui 1% da torcida no Estado de Santa Catarina (Placar,2001) equivale 60.000 coxas;
    O Coritiba possui 0,1% da torcida no Estado de São Paulo (Datafolha,2008) equivale 40.000 coxas;
    O Coritiba possui 0,1% da torcida na Região Sudeste (Datafolha,2008) equivale 80.000 coxas;
    O Coritiba possui 0,1% da torcida na Região Nordeste (Datafolha) equivale 50.000 coxas e 2% no Estado de Alagoas (Placar 2001);
    O Coritiba possui 0,1% da torcida nas Regiões Norte e Centro-Oeste (Datafolha) equivale a 30.000 coxas.
    Em algumas cidades:
    O Coritiba possui 19% em Bocaiúva do Sul e Campo Magro (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 18% em Colombo e Pinhais (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 17% em Contenda e Itaperuçu (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 16% em Campo Largo (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 14% em São Jose dos Pinhais e Mandirituba (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 13% em Morretes e Lapa (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 12% em Londrina (divulgado Jornal Folha de Londrina)
    O Coritiba possui 10% em Matinhos e Pontal do Paraná (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 7% em Guaratuba (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 6% em S. J. do Triunfo (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 5% em Paranaguá, Palmeira e São Mateus do Sul (Paraná Pesquisas, 2005 e 2008)
    O Coritiba possui 2% em Ponta Grossa, Castro, Tomazina, Prudentópolis, Irati e Rebouças (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 1% em Maringá, Ivaiporá, Ibaiti, Jaguariaíva, Telêmaco Borba, Pitanga, Pato Branco e Dois Vizinhos, (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 0,5% em Foz do Iguaçu, Cascavel e Apucarana (Paraná Pesquisas, 2005 e 2008)
    O Coritiba possui 0,2% em Campinas (Instituto Datacorp)

    ResponderExcluir
  3. cade a torcida do gaylo ficou pra tras 2% kkkkk a do cruzeiro manda em minas é nóis q ta vamo la mafia pra cima dos gaylocuras...

    ResponderExcluir
  4. como q a torcida do sport é maior do q do Santa cruz
    ?
    essa pesquisa é uma merda!!

    ResponderExcluir
  5. oooooooooooooooooooooooooooooo

    tricolor do coraçaoooo...

    salve o tricolor paulista
    amado clube brasileiro
    tu es forte tu es grande
    dentro os grandes e o primeiro ...

    ResponderExcluir
  6. diego souza17/12/09 18:05

    doutor

    eu nao me engano

    filha da puta e corinthiano...

    ResponderExcluir
  7. o Palmeiras nunca teve mais torcida do que o Vasco da Gama, nem aqui nem em outro lugar do mundo. o vasco quando joga no nordeste enche os estadios.

    ResponderExcluir
  8. Matheus me mostra UMA , basta UMA so pesquisa que diz que o santa cruz tem mais torcida que o sport. Pelas pesquisas, somados nautioco e santa, não da nem sport.

    ResponderExcluir
  9. a torcida do coritiba como sempre faz beicinho, bate o pe mas nao adianta;quem manda em curitiba e a galera do furacao!

    ResponderExcluir
  10. O timão é melhor que qualquer um como as porcarias de time como flamengo palmeiras são paulo santos vasco botafogo fluminense internacional grêmio inter de milan o milan esses times são tudo porcaria e péssimos o melhor é o corinthians

    ResponderExcluir
  11. Eu vejo na capital paranaense Curitiba,mais corinthiano do coxa e atleticano eu acho se nao ganha na capital quase empata certo mano

    ResponderExcluir
  12. Eu vejo na capital paranaense Curitiba,mais corinthiano do coxa e atleticano eu acho se nao ganha na capital quase empata certo mano

    ResponderExcluir
  13. Igor Recifense15/09/10 21:46

    Aki em Recife como mostra na pesquisa a torcida do Sport é muito superior a do santa (AINDA BEM Q EM PE , NÃO É COMO BAHIA e CEARA QUE TEM UMA GRANDE PORCENTAGEM DE TORCEDORES QUE TORCEM PRA FORASTEIROS

    ResponderExcluir
  14. ZÉ DO CAFÉ15/09/10 21:48

    O FLAMENGO SÓ TEM A MAIOR DO BRASIL POR CONTA DE PESSOAS DO INTERIOR DO NORTE E NORDESTE DO PAIS QUE NEM ENTENDEM DE FUTEBOL , PEGUEM SÓ PESSOAS QUE ENTENDAM DE FUTEBOL PARA VER SE A DO FLAMENGO É A MAIOR

    ResponderExcluir
  15. kkkkk o sAnta cruz ficou pra traz, isso é só pra calar a boca desses tricolores de merda!!! Disseram que tinham a maior torcida de pernambuco, mas não passa de uma grande mentira, no cu da inferno gay!
    kd o nautico(barbie) no ranking nem apareceu!!kkkkk
    SPORT CLUB DO RECIFE
    &
    TORCIDA JOVEM DO SPORT

    REINA NO NORTE/NORDESTE!!

    SPORT CAMPEÃO BRASILEIRO DE 87(pode confirir na cbf,tem lá)
    SPORT CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL 08
    SPORT RUMO AO HEXA PERNAMBUCANO!!

    ResponderExcluir
  16. Ei zé do café, pq só no norte e nordeste que ñ entendem de futebol, vcs do sul e sudeste tb são iguais a nós, vcs são mt discriminadores bando de filho da puta!! vcs se acham os donos do brasil mas não são porra nenhuma!! vcs tem os estados com mais poluição, só faz prejudicar o brasil, vcs são um bando de bosta!
    um dia vcs vão aprender, todos os outros estados não gostam des vcs dai do sul e sudeste!! vcs são mt metidos só prejudicam o planeta, É BOM QUE VEM ALGUMA ENCHENTE E MATE TODOS VCS, BANDO DE FILHO DE RAPARIGA!!

    ResponderExcluir
  17. O que vale é que em todo o estado de pernambuco a torcida do Corinthias é a segunada maior torcida e não só na capital. E tem mais pare de se enganar o Sport foi campeão em 87 da segunda divisão, todo o Brasil sabe disso vcs são ridiculos.

    ResponderExcluir
  18. Tem que colocar o Guarani de Campinas para eu votar!
    Nós somos uma imensa torcida inclusive no Rio de Janeiro.
    paulo renato BUGRINO FANÁTICO!

    ResponderExcluir
  19. Maiores torcidas do parana? 2011

    Nenhum 20% - Outros Times - 7%
    23/05/2011 Confirmada Pesquisa

    Parana

    1 - Corinthians - 17%
    2 - Atletico - 15 %
    4 - Palmeiras - 8 %
    5 - Flamengo - 7%
    6 - Sao Paulo - 6%
    7 - Santos - 6%
    8 -Coritiba - 5%
    9 -Gremio - 3%
    10 -Vasco - 2%
    11 - Internacional - 2%
    12 - Parana Clube - 2%
    13 - Cruzeiro - 1%
    14 - Operario - 1%
    15 - Londrina - 1%

    Capital

    Nenhum 31% - Outros Times - 20%

    Atletico - 21%
    Coritiba - 17%
    Corinthians - 7%
    Parana - 4%

    Litoral

    Nenhum 4% - Outros 3%

    Atletico - 27%
    Corinthians - 20%
    Internacional - 20%
    Palmeiras - 16%
    Coritiba - 10%

    ResponderExcluir
  20. TÃO INÚTEIS QUANTO OS "DADOS", ABSOLUTAMENTE APAIXONADOS, dos "comentaristas" deste BLOG, são as tais "PESQUISAS" DO IBOPE, DATAFOLHA, CENSUS, ETC. Enquanto o IBGE - QUE REPUTO COMO UM ÓRGÃO SÉRIO - não se dispuser a fazer um LEVANTAMENTO, UMA CONTAGEM (E NÃO "PESQUISA") dos torcedores deste imenso Brasil, considero a TIMEMANIA O INSTRUMENTO MAIS RAZOÁVEL DE MEDIÇÃO DE TAMANHO DE TORCIDA, mesmo com todos os defeitos e limitações que tem. E AS APOSTAS DA TIMEMANIA MOSTRAM, MAIS OU MENOS, O QUE JÁ SE SABE SOBRE AS TORCIDAS DOS CLUBES DO BRASIL, APESAR DOS VISÍVEIS "ESFORÇOS CONCENTRADOS" DE APOSTAS DE ALGUNS, COMO SANTOS, GRÊMIO E INTER, PRINCIPALEMENTE OS DOIS PRIMEIROS. Assim, com base na Timemania, e desconsiderando os "esforços concentrados" desses Clubes citados, MEU RANKING DO CHAMADO "CLUBE DOS 13" É O SEGUINTE:

    1o. - FLAMENGO;

    2o. - CORINTHIANS;

    3o. - SÃO PAULO;

    4o. - VASCO;

    5o. - PALMEIRAS;

    6o. - GRÊMIO;

    7o. - BOTAFOGO;

    8o. - CRUZEIRO;

    90. - INTER;

    10o.- FLUMINENSE;

    11o.- ATLÉTICO MINEIRO;

    12o.- SANTOS;

    13o.- BAHIA.

    OBS.: 1) A CLASSIFICAÇÃO ACIMA É POR NÚMEROS ABSOLUTOS (SOMA DE TORCEDORES);

    2) NÃO É UMA CLASSIFICAÇÃO VISANDO VERIFICAR A PENETRAÇÃO NACIONAL DOS CLUBES; É CONTAGEM PURA E SIPLES;

    3) A PESQUISA DE PENETRAÇÃO NACIONAL DOS CLUBES É OUTRA HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  21. Como? o Cruzeiro tem o dobro de torcida do Santos? Alguém conhece um cruzeirense que não seja mineiro? quem? o cruzeiro reaparte sua tor cida em BH com o Atlético. No sul de minas ambos não têm tprcida saliente, nem no riangulo mineiro, nem na zona da mata tampouco no norte de Minas aonde o povo é quase baiano(e baiano já viu, nè?). Eu coneço Santistas de todos estafdos, haja visto na própria mídia, e não sei como que o Galo tem a mesma torcida do Santos. Tal pesquisa foi feita na praça 7 em BH???? Muito estranho e divergente dos outros institutos….

    ResponderExcluir
  22. Povo Brasileiro que pesquisas idiotas, Sou Corintiano mas vamos torcer para os nossos times e não discutir quem tem a melhor torcida. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  23. A Torcida do Linense e Noroeste não estão neste ranking?

    ResponderExcluir