17 de agosto de 2007

Maiores estádios de futebol do mundo

24 comments

Uma pequena lista de 6 dos maiores estádios onde se recebe futebol no mundo.

É muito controverso e dinâmico quando o assunto é estádio de FUTEBOL. Sempre há dúvidas quanto a capacidade real de seu espaço, vira e mexe encontramos listas diferentes, além de se alterarem com a construção de novos templos do futebol para maior quantidade de espectadores ou redução como medida de segurança e adequação as regras da FIFA. Estádios que figuravam no topo dessas listas como o Azadi Stadium, no Irã, tiveram sua capacidade reduzida de 100 mil para 90 mil, Gelora Bung Karno Stadium, na Indonésia, foi reduzido de 100.800 para 88 mil. E também o Maracanã, que apesar da diminuição do número de lugares, ainda ostenta uma boa colocação no ranking. Quero deixar bem claro que essa ordem foi fruto de uma pesquisa, mas sempre há controvérsias e quem a critique.

VEJAMOS OS ESTÁDIOS

Rungnado May Day Stadium - Pyöngyang - Coréia do Norte
O estádio de futebol com a maior capacidade de público, com lugares para 150.000 pessoas sentadas. Usado também e de maneira mais comum em cerimônias de abertura de eventos, como também para exibições do Partido Comunista Norte Coreano. Maior do mundo, mas sem nenhuma tradição no futebol. Construído em uma ilha do Rio Taedong. Terminado em 1º de maio de 1989.

Salt Lake Stadium – Calcutá – Índia
Esse estádio é o segundo em capacidade no mundo, usado principalmente para o futebol e atletismo. Foi construído em 1984 e tem capacidade oficial de 120.000 espectadores. Sedia jogos dos três maiores times da Índia, o East Bengal, Mohun Bagan and Mohammedan Sporting Clubs, além de alguns jogos da própria seleção.

Estádio Azteca - Cidade do México – México
O Azteca é o terceiro maior estádio de futebol do mundo, com capacidade para 105.000 pessoas sentadas. Foi inaugurado em 29 de maio de 1966 e se orgulha da grande tradição no futebol mundial. É o único estádio do mundo a sediar duas finais de Copa do Mundo (1970 e 1986) e o estádio que mais recebeu jogos em Copas também, 19 partidas. É nele que a seleção mexicana manda seus jogos, assim como o Club América e o Club de Fútbol Atlante. O grupo Televisa é proprietário e administra o estádio.

Estádio Mário Filho (Maracanã) – Rio de Janeiro – Brasil
O tradicional estádio de futebol, conhecido como Maracanã, palco de incontáveis partidas importantes e emocionantes de futebol. Sua inauguração data de 16 de junho de 1950, quando a partir dessa data foi considerado o maior estádio do mundo. Até pouco tempo ainda detinha o título, mas por medidas de segurança e para atender as exigências da FIFA para modernização passou por algumas mudanças. Na final da Copa de 50 recebeu um público de maior de 170 mil pessoas. Atualmente sua capacidade oficial comporta 103.022 lugares.

Nacional Stadium Bukit Jalil - Kuala Lumpur - Malásia
Construído para ser uma arena multi-uso e ser o centro dos esportes, principalmente do futebol. É de propriedade da Federação de Futebol da Malásia e foi inaugurado em 1998. Sua capacidade de acordo com o Ministério de Turismo da Malásia é de confortavelmente 100.000 pessoas. Foi usado recentemente na Copa da Ásia, onde pela primeira vez quatro países foram sede do evento: Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã.

Melbourne Cricket Ground – Melbourne – Austrália
Pode ser considerado um dos 5 maiores do mundo e ser tratado apenas como MCG. Também não é um estádio de muita tradição no futebol, assim como o da Coréia do Norte, recebe mais as partidas de Futebol Australiano. Eventualmente manda as partidas da Selecão Australiana de Futebol e manda partidas amistosas e jogos pelas eliminatórias de Copa do Mundo. Sua história é dada a partir de 1853, mas o estádio passou por várias reformas, a última delas entre 2005 e 2006. Atualmente sua capacidade oficial é de 100.000 pessoas.
Essa lista contempla apenas os estádios com futebol envolvido, apesar de muitos estádios não serem usados única e exclusivamente por futebol, devido a outros esportes tradicionais em cada país. Diferente do Brasil, onde o Maracanã é apenas usado para um esporte, o futebol, mas também recebe diversos eventos religiosos, festivos, e ultimamente serviu como abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos no Rio. Abraços, espero que tenham gostado e até a próxima matéria.

Deixe seu comentário

24 comentários:

  1. ate quanto tempo que o maracana era o maior do mundo?

    ResponderExcluir
  2. Chupinha a mina piça(pila, pilinha)

    ResponderExcluir
  3. e eu q pensava q era o morumbi!!!!!

    ResponderExcluir
  4. isooo me ajudo no trabalho

    ResponderExcluir
  5. me ajudo tgbm nu trbalho de educação fisisca

    ResponderExcluir
  6. ME AJUDOU EM UM TRABALHO DE ARTES

    ResponderExcluir
  7. isso e muita besteira da fifa,
    pra que diminuir a capacidade do estadio a tal ponto?
    isso e muita e besteira!!!!!!!!!!
    falou galera

    ResponderExcluir
  8. ta tudo errado! maior estadio do mundo é a ressacada

    ResponderExcluir
  9. Ressacada nada é o bezerrão fica em brasilia ;)





    bY:João Pedro

    ResponderExcluir
  10. isso não me ajudo porra nenhuma so sei q os europeus tomaram no cu pq so tem estadio pequeno (:

    ResponderExcluir
  11. Ou e eo Camp Nou o estádio do barcelona ? de 90 a 93 mil lugares.

    ResponderExcluir
  12. vão toma no c caralho
    o maior é o aruuda(santa cruz futebol clube) msm o time na série d do campeonato brasileiro a galera vai e chaga aos 50.00 pessoas e ai vei....
    éo maior estadio e o mais bonito tem até piscina no vestiario.
    os jogadores da seleção falou q éo melhor estadio que eles jogaram o gramado é perfeito 2° kaka
    porra éo maior estadio..

    ResponderExcluir
  13. POUCOS ESTADIOS CITADOS, POREM, BOA A MATÉRIA.SALVE O TRICOLOR PAULISTA, O MAIS INVEJADO DO BRASIL!!!

    ResponderExcluir
  14. Maior a ressacada huashuahushauhsuaa
    maior o arruda haushaushuashuahsuahsu
    Maior o Morumbi huashuashuahsuahsuahu
    se esses tres nao chega nem aos pés dso maracanã

    ResponderExcluir
  15. me deixou excitada.. querendo trepar..

    ResponderExcluir
  16. kkkk
    jejejeje!!!
    Meu deus que povinho sem cultura so para responder a pergunta do camp nau do meu querido barça tem a capacidade de 98.787 .
    Gente e por isso que aqui em españa pensao mal dos brasileiros so pensao em fuder so em sexo cultura na costumao dizer que quem fala tanto de sexo e pq ñ tem o costume de fazer.Brigada me ajudou mt saber que o maracana ñ e o maior do mundo fc um pco triste mas o Brasil tem capacidade de fazer um estadio maior do MUNDO. besos guapos!!!

    ResponderExcluir
  17. kala boca meu espanhol falso do caçete cresce seu palhaço

    ResponderExcluir
  18. O Camp Nou não entrou na lista pq na época selecionei apenas os seis maiores esádios. Hoje em dia a capacidade do Maracanâ diminuiu mais ainda e diminuirá para a Copa do Mundo de 2014.

    Vamos evitar as ofensas, por favor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. que nada gente, o maior estadio
    de futebol do mundo é o mané garricha
    em brasília df, fuiiiiiiiiiiiiiiiii.

    ResponderExcluir
  20. fudeuu, kara o maior estádio de
    futebol do mundo fica localizado no
    ceara, não é o castelão gente,é
    nada mais nada menos que o romeirão
    com capacidade para 331 mil
    pessoas, beijo no corçao de todos..

    ResponderExcluir
  21. olha que eu chupo

    ResponderExcluir