23 de agosto de 2007

Maiores estádios de futebol do Brasil

99 comments

Elaborada uma pequena lista com 11 dos maiores estádios em território nacional.

Neste post resolvi selecionar os maiores estádios do Brasil em capacidade de público. A maioria dos estádios costuma informar uma diferença quanto as suas reais capacidades, como o próprio Maracanã. O maior do Brasil noticia oficialmente em seu site um público, mas diversos órgãos relatam “apenas” 90 mil pessoas após a modernização. De uma forma ou de outra, não muda sua posição no ranking brasileiro, faria pequena diferença apenas no ranking mundial. Vale ressaltar também que estes estádios e alguns outros irão mudar suas capacidades, aumentando ou reduzindo, caso a candidatura do Brasil seja aceita pela FIFA para a Copa do Mundo de 2014. Portanto, se concentrem na lista dos estádios, e não na maneira em que foram ordenados.

ESTÁDIOS

Maracanã – 103.022 pessoas
O tradicional estádio de futebol, conhecido como Maracanã, palco de incontáveis partidas importantes e emocionantes de futebol. Sua inauguração data de 16 de junho de 1950, quando a partir dessa data foi considerado o maior estádio do mundo. Até pouco tempo ainda detinha o título, mas por medidas de segurança e para atender as exigências da FIFA para modernização passou por algumas mudanças. Na final da Copa de 50 recebeu um público de maior de 170 mil pessoas. Atualmente sua capacidade oficial comporta 103.022 lugares. Os quatro grandes clubes do Rio costumam jogar no Maraca. Porém, o Vasco tem estádio próprio, o Botafogo arrendou o moderno Engenhão e fez com o Flamengo uma espécie de parceria para sua utilização.

Fonte Nova – 80 mil pessoas
A famosa Fonte Nova se chama Estádio Octávio Mangabeira e Foi inaugurado em 28 de janeiro de 1951, no jogo Botafogo-BA 1 a 1 Guarany-BA. O primeiro gol no estádio foi marcado por Nélson, pelo Botafogo. O recorde oficial de público é de 110.438 pessoas, no jogo Bahia 2 a 1 Fluminense, válido pela semi-final do Campeonato Brasileiro de 1988, campeonato este que acabou tendo como campeão o Esporte Clube Bahia. Fica localizado em Salvador, na Bahia e é de propriedade do governo do Estado da Bahia. O principal time que manda seus jogos no estádio é o Bahia, especialmente por não ter estádio próprio.

Morumbi – 80 mil pessoas
O Cícero Pompeu de Toledo, ou simplesmente Morumbi, é o maior estádio particular do país. A partida que inaugurou o estádio aconteceu no dia 2 de outubro de 1960. O São Paulo venceu o Sporting Lisboa, por 1x0. O primeiro gol do Morumbi foi marcado por Peixinho (Arnaldo Poffo Garcia), aos 12 minutos de jogo, diante de 56.448 pessoas que lotavam o estádio ainda inacabado. A inauguração total do Morumbi ocorreu no dia 25 de Janeiro de 1970. A partida de comemoração foi entre São Paulo e Porto, de Portugal, e terminou empatada em 1x1. Vieira Nunes abriu o placar para a equipe portuguesa, aos 32 minutos de jogo. Miruca empatou para o São Paulo aos 35 minutos do primeiro tempo. O árbitro da partida foi José Favilli Neto. O público era de aproximadamente 100 mil pessoas. É de propriedade do São Paulo Futebol Clube.

Mineirão – 76 mil pessoas
O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão foi inaugurado em 5 de setembro de 1965 em Belo Horizonte, Minas Gerais, com uma partida entre a Seleção Mineira e o River Plate, da Argentina. Com um público de 73.201 pessoas. O estádio é de propriedade do Governo do Estado de Minas Gerais e é utilizado pelos dois maiores clubes do estado, Atlético-MG e Cruzeiro. Como a maioria do estádios o Mineirão também diminuiu sua capacidade, que inicialmente era de 130.000 pessoas.

Arruda - 60 mil pessoas
O Estádio José do Rego Maciel, conhecido como Estádio do Arruda, pertence ao Santa Cruz Futebol Clube, do Recife, estado de Pernambuco. No ano de 1965 se deu o ínicio da contrstução do "Arrudão" e sua inauguração aconteceu no dia 4 de julho de 1972, num amistoso contra o Flamengo do Rio de Janeiro.. A partida terminou empatada em 0x0. Há muita falta de informação quanto a capacidade do estádio, foi construído para 110 mil, mas hoje em dia essa número é irreal, ja foi considerado o 2º maior do Brasil e 4º maior particular do mundo. Atualmente', o público gira em torno de 60 pessoas.

Albertão – 60 mil pessoas
O Estádio Governador Alberto Tavares Silva, ou simplesmente Albertão, é de propriedade do Governo do Estado do Piauí. Foi inaugurado em 1976 e fica na cidade de Teresina. As equipes mandantes do estádio são River, EC Flamengo e Piauí.

Castelão – 58 mil pessoas
O "Castelão" ou Estádio Governador Plácido Castelo fica em Fortaleza, Ceará e foi inaugurado em 11 de Novembro de 1973 para assistir à Ceará e Fortaleza, que terminou empatado em 0x0. Em 18 de Novembro de 1973 durante o jogo Ceará e Vitória da Bahia, aos 22 minutos do 2o tempo, Erandy Pereira Montenegro, artilheiro do Ceará, marca o primeiro gol no Castelão. É de propriedade do Governo do Estado do Ceará e ja serviu de palco para grandes jogos da nossa Seleção Brasileira de futebol. Equipes como Ceará, Fortaleza e Ferroviário mandam seus jogos no estádio.

Beira-Rio – 56 mil pessoas
Seu nome de fato é Estádio José Pinheiro Borda e se localiza em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O Beira-Rio foi construído em grande parte com a contribuição da torcida, que trazia tijolos, cimento e ferro para a obra, inclusive do interior. Nesse sentido, havia programas especiais de rádio, para mobilizar os torcedores colorados em todo o Rio Grande do Sul. Consta que até Falcão, mais tarde ídolo colorado, chegou a trazer tijolos para a construção. Foi inaugurado no domingo de 6 de abril de 1969. No jogo inaugural, contra o Benfica de Portugal, Claudiomiro faz o primeiro gol no estádio. É de propriedade do Sport Clube Internacional.

Olímpico – 51 mil pessoas
O Estádio Olímpico Monumental também fica localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O estádio que foi inaugurado em 19 de setembro de 1954, com o nome de apenas Estádio Olímpico, teve como jogo inaugural o confronto entre Grêmio e Nacional de Montevidéu, com vitória gremista por 2 a 0. Os gols foram anotados pelo atacante Vitor, que entrou para a história por ter marcado o primeiro gol do estádio gremista. É de propriedade do clube Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Serra Dourada – 50 mil pessoas
O Serra Dourada fica situado em Goiânia, Goiás e os principais clubes do estado (Goiás Esporte Clube, Vila Nova Futebol Clube e Goiânia Esporte Clube) mandam seus jogos no estádio. Foi inaugurado em 9 de março de 1975 e é de propriedade do Governo do Estado de Goiás. O jogo inaugural foi realizado entre as seleções Goiana e Portuguesa. O placar final foi de 2x1 para a Seleção Goiana e o primeiro gol foi marcado por Otávio, da seleção Portuguesa.

Estádio Parque do Sabiá – entre 55 e 75 mil pessoas
Oficialmente chamado de Estádio Municipal João Havelange, ele foi totalmente reformado e recuperado com pintura e numeração de arquibancadas, substituição de placas de identificação externa, recuperação da infra-estrutura e adequação do projeto de segurança do Estádio, além da instalação da plataforma de acessibilidade para os deficientes físicos. O projeto contemplou, ainda, a reforma dos vestiários, limpeza da fachada, adequação de projetos de segurança exigida pelo Corpo de Bombeiros e preparação da estrutura para implantação de câmeras de vídeo-monitoramento. Foi inaugurado em meio de 1982, quando a seleção brasileira venceu a seleção da Irlandesa por 7 a 0.

Deixe seu comentário

99 comentários:

  1. ei mermão kde o Arruda ae????
    em 11/2005 teve santa cruz e portuguesa com + ou - 63000 e de lá pra cá o estadio não diminuiu, sumiu, o foi partido ao meio.

    ResponderExcluir
  2. EI GALERA ISSO ESTA ERRADO
    O ESTADIO DO ARRUDA E CONSIDERADO O 4 MAIOR ESTADIO PARTICULAR DO MUNDO.....

    ResponderExcluir
  3. O estádio Arruda não comporta mais sua capacidade da inaguração há anos. Tanto é que estavam querendo aumentar a capacidade do estádio, para quase 70 mil pessoas e modernizá-lo para ser uma das sedes da Copa de 2014 em lugar de se construir uma nova arena. Substituindo Recife/Olinda como sede conjunta. Mas confesso que houve uma falha e não coloquei o Arruda para procurar mais informações. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. O estádio municipal João Havelange, de Uberlândia, atualmente tem capacidade para 75.000 pessoas... Se levarmos em consideração a marcação para as cadeiras, a capacidade cai para 55.000. Mesmo assiim, ele estaria entre os 10 maiores...

    ResponderExcluir
  5. Por favor, incluam nessa lista o Estádio Plácido Castelo (castelão), localizado em Fortaleza-CE, com capacidade pra mais de 60.300 torcedores. O estádio foi recentemente reformado, foi totalmente coberto e é atualmente um dos mais modernos do país. Grato, Marcus Venícius

    ResponderExcluir
  6. AEW!!!!!
    KD O ESTÁDIO eDUARDO JOSÉ FARAH(PRUDENTÃO) CAPAICDADE PARA 60.000, EM PRESIDENTE PRUDENTE- SP

    ResponderExcluir
  7. Opa!!!
    Cadê o famoso PARQUE DO SABIÁ em Uberlândia - MG com capacidade para 75.000 pessoas!!!

    ResponderExcluir
  8. ACHO QUE DEVEMOS FAZER O QUE É MELHOR PARA TODOS, SE EU TENHO MUITOS(AS) ESCOLAS, HOSPITAIS ETC. EM MÁ ESTADO DE CONSERVAÇÃO, PERGUNTO É MELHOR MORDENIZA-LÓS OU CONSTRUIR OUTROS TALVES SUPERFATURADOS? O "O MUNDÃO DO ARRUDA EM RECIFE É UM DOS MAIORES ESTÁDIOS DO BRASIL E O 2º MAIOR PARTICULAR, PORQUE NÃO REFORMA-LÓ PELA METADE DO CUSTO QUE SERÁ FAZER UM NOVO, PRECISAMOS PENSAR NO MELHOR PARA NOSSA SOCIEDADE, TANTO NOS ESPORTES COMO NA EDUCAÇÃO E SAÚDE!!!

    ResponderExcluir
  9. Amigo o Estádio de Pres. Prudente. O Prudentão tem capacidade para 60.000 pessoas. A lista de vocês está furada. Era para ser os maiores ou os mais famosos?

    ResponderExcluir
  10. ai parcero... tem o santa cruz de ribeirão preto,estadio do botafogo/sp vulgo pantera... capacidade 50 mil bem acomodados... obrigado nao tem por onde...

    ResponderExcluir
  11. rubro negros e alvi rubros se conformem.arruda o 4°mair estadio particular do mundo o xiqueirinho de voces naum chega nem aos nossos pes! ! !
    hahaha

    ResponderExcluir
  12. Q inrreall ? o arruda concerteza kbe 70 mill pessoas trankilo !!

    os rubro negros choram mais quem tem o 4 ° maior particulas é nós . hehehehe

    com o projeto arena coral , pra copa do mundo , os rubros negros vão chorar pra jogar no arrudaa . hahahaha

    TRICOLORRRRR \o

    ResponderExcluir
  13. kd o mangueirao em e um dos melhores do brasil ! me descup c n sabiam

    ResponderExcluir
  14. gandula gremista.02/06/08 23:43

    cade o arrudão..
    Francisco beltrão-PR
    cabe a base de 51.999...
    heee!! maior que o tal olimpico monumental do gremio botafoguense..

    ResponderExcluir
  15. Vamos as colocações:

    O Estádio Parque do Sabiá mereceu sim estar na lista, dificilmente chegará mesmo as 75 mil pessoas, porém, mais de 50 mil cabem com certeza.

    O Estádio Municipal Eduardo José Farah (famoso Prudentão), de acordo com a Federação Paulista de futebol não chega a 46 mil pessoas. Portanto, não está mesmo na lista.
    O Santa Cruz, de Ribeirão Preto, não chega a 40 mil, também de acordo com a FPF.

    O Couto Pereira não chega a 40 mil pessoas também.

    Antes das mudanças que são exigidas pela FIFA para que possam receber jogos de Copa do Mundo, o Mangueirão já não passava de 45 mil.

    Obrigado pelas críticas e elogios.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. O Morumbi é o 2° maior estádio particular do mundo, seguido pelo estádio do Milan?

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. no jogo brasil e argentina recentemente acontecido no morumbin deu somente 55.000.00pessoas mais no {castelao} no jogo fortaleza e icasa deu nada mais nada menos do que 63.000.00 milllll tricolor do fortaleza esporte clube issso que é amor pelo seu time tricoloooooor é noix nos melhores do mundo {que vergonha en Brasil}

    ResponderExcluir
  19. Amigo,O parque do Sabiá não só merece estar na lista como deve ser revista sua posição aí nesta lista.
    FONTE : WICKPÉDIA :
    É O QUARTO MAIOR DO BRASIL,
    ISSO SÃO DADOS OFICIAIS.

    ResponderExcluir
  20. È SÓ CONFERIR NO LINK DO WICKPÉDIA AQUI...
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_dos_maiores_est%C3%A1dios_de_futebol_do_mundo#Brasil

    ResponderExcluir
  21. isso deve ta com algun problema...como q o mineirao recebeu 91.000 pagantes no jogo do cruzeiro contra o boca juniors na taça libertadores?!!!
    ¬¬'

    ResponderExcluir
  22. que isso ,e o mineirão 2° maior estádio do Brasil ,melhor gramado e além disso o melhor time , ou seja o GALOOOOO!!!

    ResponderExcluir
  23. tph assim
    o serrado dourada ki fica ein gYn (goiania) ele ñ tein capacidade para 50.000 pessouas igual está dizendoa ae ele tein capacidade para 60.000.

    ResponderExcluir
  24. IMPERIO AL|VIVERDE A maior do sul do brasil17/07/08 23:02

    Que isso nao colocaram o COUTO PEREIRA ue atulmente(com cadeiras) possue a capacedade de 74.658 pessoas e com sertesa um dos 5
    maiores do brasil e alem disso e
    o 6 maior estadio particular do Brasil e etenamente o maior estadio do parana!!!
    e dalhe COOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOXA!!

    ResponderExcluir
  25. Qual o único estadio do RS que vai cediar os jogos da copa?? É O GIGANTE DA BEIRA RIO!HHAHAHAH

    ResponderExcluir
  26. AFFF O ESTADOI DO MINEIRÃO CAIO MUINTO DE PUBLICO MAIS NAUM DECHA DE SER O SEGUNDO MAIOR DO BRASIL Q DIA Q AQUELA CAROSSA DO ESTADOI DO FONTE NOVA VAI SER O SEGUNDO MAIOR DO BRASIL!! HA ESQUECI É PORQ NAUM TEM CADEIRAS E TUDO DE CIMENTO PORCARIA O MINEIRÃO JA RECEBEU 132.598 PAGANTES EM 1981 NO JOGO CRUZEIRO X RIVER PLATE VAMO PÓ U Q É SERTO UAI

    ResponderExcluir
  27. oi sou tocedor do naútico mais esqueceram que o arruda colocou 90 mil pessoas no dia 1 de maio de 1986 clecio recife

    ResponderExcluir
  28. toda torcida tricolor07/09/08 20:52

    eatou de acordo com o ampliação do estádio josé do rego maciel conhecido como o eterno mundão do arruda pois irá custar menos do que um novo estádio para a copa do mundo de 2014, vamos nessa torcida tricolor pois uma vez já houve um jogo de copa do mundo por que ñ pode outros jogos da copa?

    ResponderExcluir
  29. hoje o estadio do arruda comporta cerca de 70.000 pessoas ao uma média de 2 ilhas do retiro, estadio do sport ,e 4 estadios dos aflitos que é o do nautico,60.000 não o numero correto,70.000 sim.Leandro Recife-pe.

    ResponderExcluir
  30. isso e mentira o mineirao e considerado o segungo maior do mundo e o parque do sabia o quarto maior do brasil

    100% Galoucura

    ResponderExcluir
  31. Esqueceram o Castelão de São Luis do Maranhão, que tem capacidade para no mínimo uns 60 mil. Sinceramente, eu não sei pra que cidades como São Luis, Teresina, Uberlândia e Manaus tem estádio pra mais de 50 mil, se nesses locais não tem futebol.

    ResponderExcluir
  32. O albertão ede mais mesmo aqui em teresina ele e o cara agora ele tem capacidade para70 mil torcedores contra o vasco em2009 na copa do brasil vcs vão ver ele vaijogar contra o flamengo do piaui

    ResponderExcluir
  33. olha quero ajuda pra esclarecer uma dúvida, o site yahoo publicou q o estadio ANTÔNIO MAJOR COUTO PEREIRA tem capacidade para 55.000 pessoas, porém como boa coxa-branca é de meu conhecimento a capacidade de 37.000, é tanto q esta agendada a reforma do estádio para o final de 2009, onde além de aumentar a capacidade , sera feito também um shopping e estacionamento sub-terraneo no estádio, enfim qual a real capacidade desse estádio?

    ResponderExcluir
  34. ei...o mangueirão..cabe 45.600 pessoas mais e un dos mais bonitos estadios do brasil...mas na copa de 2.014 provalvelmente vai ter jogo no maracanã, mineirão, morumbi, serra dourada, mangueirão, e os estadios q cabem mais de 40.00 pessoas

    ResponderExcluir
  35. ae a vila belmiro e pequena mais ela cheia e igual ou pior do que o maracãna com 90 mil torcedores

    ResponderExcluir
  36. Para o anônimo que disse que Teresina, São Luiz, Manaus e Uberlândia não tem futebol, pois eu digo que São Luiz, Teresina e Manaus podem até não ter, mas Uberlândia tem sim, o problema é que o clube que já foi campeão brasileiro da série b, essa que o Corinthians ganhou estava passando por graves problemas administrativo e financeiro devido às más administrações ocorridas nos últimos anos, porém de 2006 pra cá a nova diretoria executiva e conselho adm. vem fazendo uma reforma administrativa e jurídica, pagando suas dívidas, o clube retorna a elite do futebol mineiro, e até 2012 ou 2013 o clube chegará a 1ª divisão do Brasileirão, lugar este que participou por 5 vezes, tendo sua melhor campanha um 9º lugar. Sua última participação foi em 1986. A respeito do Parque do Sabiá, este estádio tinha uma capacidade de 75000 torcedores, porém com a lei do estatudo do torcedor, todos os estdios tiveram que reduzir sua capacidade, agora o Parque possui 55700 lugares.

    ResponderExcluir
  37. Uberlândia e Vasco nas oitavas-de-final o brasileirão de 84 tiveram um público no Parque do Sabiá de 56000 torcedores.

    ResponderExcluir
  38. ae mano, o maior publico q ja presente no maracanã foi de mais de 200 mil pessoas no jogo do brasil, quando o brasil perdeu para o uruguai... e um fla-flu q teve estimativa de um publico de mais de 196 mil pessoas !!!

    ResponderExcluir
  39. Sou flamenguista, mas nunca fui ao maraca, porem ja vi o fla algumas vezes no parque do sabia. Agora o record do parque é a 107 mil torcedores no jogo brasil e irlanda, jogo inaugural do estadio em 1982.

    ResponderExcluir
  40. tem dó ne fii
    quem disse que o morumbi e maior
    que o mireirao...
    fala serio

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. O q adianta ter o melhor ou maior estadio do brasill.
    se os times devidos aos maiores estadios sao podresss... o q vale é o poder do time e nao do estadio!!!! desculpa bemmm se o GREMIO nao tem o maior estadio mas é o primeiro colocado da FIFA COMO TIME BRASILEIRO!

    ResponderExcluir
  43. olimpico monumenta ja deu 98.ooo mil pessoas no estadio meus filho mais que o arruda isso q é fatismo e ainda temos titutos coisa q nordestino numca vai te,nem daqui milhos de anos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  44. concordo plenamente,, so corrigindo o comentario acima o GREMIO é o primeiro da CBF e nao da FIFA ,,,
    e sem duvidaaaa time nao se descute asim como religiao ,, so q os amiguinhos ai em cima q falaram q o unico estadio do sul a cediar uma partida na copa seria o beirario,, estao completamente enganados....

    ResponderExcluir
  45. O GREMIOOO É O MELHORRRRRR

    ResponderExcluir
  46. aii eu comcordo com o aubertão só podia ser do piauisãooooo
    meu

    ResponderExcluir
  47. cade o palestra irmão vamo luxa

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Ak vei fala sério nunca vi mentira junta nessa pesquisa o Maracanã cabe mais de 100.000 pessoas e o Morunbi cabe 80.000 sendo maior q o Mineirão me poupem agora vou dizer o maior estádio único é o Beira-Rio casa do inter pois só o inter q jogou lá.

    ResponderExcluir
  50. esse e pra todos os rubronegro e alvirubro que odeia o santa cruz e seu estadio e fica chamando de chiqueirão o arruda e o 4ºcampo maior do mundo e o 5º maior do brazil

    ResponderExcluir
  51. O estadio do Arrudo no ano de 1999 na final do campeonato pernambucano contra o Sport Recife,teve um publico de 119.521, e pagantes 97.233, esse foi o maior publico não foi contabilizado devido a grande entrada de não pagantes. E até hoje o maior publico do estádio que hoje suporta pouco mais de 60 mil pessoas.
    Vlew, Da - lÊ^ Santa.

    ResponderExcluir
  52. o 2° maior particular do brasil, podem babar rubro-negros, o SANTA CRUZ é grandeza!

    ResponderExcluir
  53. Nossa velho que dia que o mineirão e menor que o morumbi e o fonte nova Mineirão e o Segundo maior estadio do brasil e o 29º maior do mundo!

    Lista certa
    Marcana 87 mil
    Mineirão 76 Mil
    Morumbi 68 mil
    (FONTE NOVA) FOi fexado porque vai ser demolido! para a construção de um novo estadio no lugar!

    ResponderExcluir
  54. MARACANA - 92 MIL
    MINEIRÃO - 76 MIL
    MORUMBI - 68 MIL
    PARQUE DO SABIA - 55 MIL

    ResponderExcluir
  55. carei o albertao entra nessa lista fajunta aí é mais q o 2 ultimos

    ResponderExcluir
  56. ESTA ULTIMA LISTA ESTA CORRETA, E VCS AINDA VAO VER E OUVIR O VERDAO ARREBENTAR NO PARQUE DO SABIA

    ResponderExcluir
  57. E o palestra .
    Eu ñ sou Bahia mais cd a Fonte Nova

    ResponderExcluir
  58. Renato TRICOLOR02/11/09 11:14

    BORA BAHÊAAAA... O MAIOR TIME DO NORTE-NORDESTE!!! TEMOS QUE VOLTAR E MOSTRAR O QUE É TORCIDA APAIXONADA!! FONTE NOVA O SEGUNDO MAIOR ESTÁDIO E MAIS LINDO DO BRASIL!! meus tricolores respeitos ao time do Santa-Cruz, que voltem logo!!

    ResponderExcluir
  59. Q nada é a ilha do retiro seus merdas, record Sport Recife X Milan, teve 200.000 pessoas e eu tava lá...

    ResponderExcluir
  60. LOOOOL Desde quanto o morumbi e o fonte nova e maior que o mineirão até onde eu sei o morumbi nunca cabe 80 mil cabe 72 mil pessoal e o mineirão 76mil ja o Maracana cabe 92 mil!

    ResponderExcluir
  61. AÍ, GALERA E O ESTADIO OLÍMPICO DO PARÁ? O EDGAR PROENÇA OU MANGUEIRÃO

    ResponderExcluir
  62. Awe galera pelos comentarios que eu vi ta errado manda atualizar isso logo porra de buceta.

    ResponderExcluir
  63. o Arruda nao cabem so 60 mil pessoas nao!
    no jogo contra a portuguesa, tinham 75 mil pessoas, e ainda tinha espaço!
    esses dados ae estao errados!

    ResponderExcluir
  64. starney chaves01/02/10 18:32

    cade o castelão q fica la em são luis do maranhão. ele sim é o maior do brasil tem capacidade de 100 mil pessoas nossa mais vcs são muitos desenformados lamento...

    ResponderExcluir
  65. Torcedores do Santa Cruz-PE nao quebrem a cabeça com isso todos nos sabemos a realidade do nosso estadio que é o 4º maior particular do mundo ! "e sabemos tbm que eles sao todos babão do Rio de janeiro e Sao paulo e que botam pra fuder no futebol do nordeste ". portanto nao quebre a cabeça com esses otarios ! :)

    ResponderExcluir
  66. eu sei que o parque do sabi ao gigante do uberlândia ec é o quarto maior do brasil vamo arrumar isso ai.

    ResponderExcluir
  67. eu sei que o parque do sabi ao gigante do uberlândia ec é o quarto maior do brasil vamo arrumar isso ai.

    ResponderExcluir
  68. eu sei que o parque do sabi ao gigante do uberlândia ec é o quarto maior do brasil vamo arrumar isso ai.

    ResponderExcluir
  69. esse ranking ta erra dissimo numca q o mineirão e o 4° maior do brasil e o 2° ta na cara numca q murumbi e fonte nova são maiores !!
    (o cara q posto isso e um preGo)

    ResponderExcluir
  70. VELHO CADE O PALESTRA ITALIA
    O MAIOR DO MUNDO!!!!!!

    ResponderExcluir
  71. gostei muito dessa pesquisa porque a fonte nova e um dos maiores estadios do brasil...

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. Predefinição:Maiores estádios do Brasil
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Ir para: navegação, pesquisa
    Maiores estádios do Brasil Estádio - Cidade Estado Capacidade

    1 Maracanã - Rio de Janeiro Rio de Janeiro 92.000
    2 Mineirão - Belo Horizonte Minas Gerais 76.500
    3 Morumbi - São Paulo São Paulo 73.501
    4 Parque do Sabiá - Uberlândia Minas Gerais 72.000
    5 Gov. João Castelo - São Luís Maranhão 70.000
    6 Arruda - Recife Pernambuco 60.044
    7 Gov. Alberto Silva - Teresina Piauí 60.000
    8 Beira-Rio - Porto Alegre Rio Grande do Sul 58.306
    9 Castelão - Fortaleza Ceará 58.300
    10 Serra Dourada - Goiânia Goiás 54.048

    ResponderExcluir
  74. O estádio OLIMPICO MONUMENTAL do Gremio! é uma reliquia e mt bonitoo, e tem mais de 50,000 lugares, e agora sera construida a ARENA TRICOLOR DO GREMIO, VAI SER O MAIOR E MAIS COMPLEXO ESTÁDO DA AMERICA!!! e vai ser relacionado para a COPA DO MUNDO sem duvidas!, lembrem disso!, dalhe GREMIO CAMPEÃO DO MUNDOOOO!

    ResponderExcluir
  75. OPINIÃO ISENTA, JÁ ESTIVE NO MARACANA,MORUMBI, MINEIRAO,FONTE NOVA , PARQUE DO SABIA E SERRA DOURADA E COM CERTEZA OS MAIORES SÃO: SEM DÚVIDA QUE O MARACANA É O MAIOR DE TODOS, PORÉM O MORUMBI É MENOR DO QUE O MINEIRAO, E ALÉM DE TUDO O ESTADIO MAIS CONFORTAVEL COM ESTACIONAMENTO HOJE NO BRASIL IMBATIVELMENTE É O MINEIRAO, TEM ESTACIONAMENTO PARA UNS 20 MIL CARROS BEM PLANEJADO E COBERTO NINGUEM VAI TOMAR CHUVA DURANTE O JOGO....DEPOIS DO MINEIRAO O PARQUE DO SABIA É MAIOR DO QUE FONTE NOVA E SERRA DOURADA SEM SOMBRA DE DUVIDAS........

    ResponderExcluir
  76. Ei, cadê o Castelão de São Luis-MA???
    Ele é o 3º maior do Brasil e o 30º do mundo!

    ResponderExcluir
  77. ei meu irmão cadê o manguirão dai
    e o palestra italia ,no dia 18-2008
    jogou remo x paysandu o mangueirão
    só faltou esplodir de tanto lotado
    63.217.0 mil pagantes!no jogo palmeiras x ponte preta o palestra
    italia lotou na final do paulista
    de 2008!47.892.00 pagantes

    ResponderExcluir
  78. Vai tomar no teu cu fera, o Arruda tem capacidade para 110.000 pessoas. como diminui a capacidade seu puto, o estádio encolheu foi? SÓ PORQUE É NO NORDESTE, AI VCS FICAM COM ESSA LADAINHA...VCS SULISTAS SÃO UM BANDO DE VIADO...
    O ESTÁDIO DO ARRUDA É O 2 MAIOR DO BRASIL E O 4MAIOR DO MUNDO(PARTICULAR).
    Vê a reportagem abaixo;
    O recorde de público ficou estabelecido com o Jogo das Eliminatórias da Copa do mundo em 1993 quando a seleção brasileira massacrou a seleção boliviana por 6x0. Neste jogo estavam presentes nada menos que 93.200 espectadores.

    ResponderExcluir
  79. Esqueceram que o Castelão em São Luís - MA, é o 4º maior do Brasil!!!

    ResponderExcluir
  80. o castelão depois de reformado em 2014 teá capacidade pra 66 mil pessoas, portnto sera o terceiro do país, mas quanto ao gramado é e sempre será o melhor gramado do brasil!!

    ResponderExcluir
  81. Opa cadê o Aflitos do nautico o estadio cabe 20.000 mil, a torcida bota 5.000 ml eo estadio fica lotadoo

    ResponderExcluir
  82. melhor estadio é o do inter beira rio melhor time do mundo.

    ResponderExcluir
  83. es vcs tricobarbies acham que sao os melhores por causa do tamanho do estadio afinal os rubro negros tem mil titulos a mais que vcs kkkkkkkkkkkkkkkkkkk sinto muito lamento dizer mais e a verdade

    ResponderExcluir
  84. O Estádio Governador João Castelo, simplesmente conhecido como Castelão, é um estádio multiuso situado em São Luís, Maranhão, Brasil, sendo o maior estádio da Região Nordeste do Brasil. O estádio está atualmente fechado para reforço em sua estrutura física e reforma geral, sem data prevista para reabertura, deverá reabrir com capacidade reduzida para cerca de 63.000 pessoas, devido à colocação de cadeiras em todos os lugares do estádio. Localizado no complexo esportivo do Bairro Outeiro da Cruz, em São Luís, em uma área que abriga tambem o ginásio de esportes Castelinho, o maior ginásio do estado do Maranhão e uma ampla pista de atletismo.

    O estádio é de propriedade do Governo Estadual do Maranhão, e é o principal estádio dos jogos do Sampaio Corrêa, do Moto e tambem Maranhão Atlético. Seu nome é em homenagem a João Castelo Ribeiro Gonçalves, governador do Maranhão de 1979 a 1982.

    ResponderExcluir
  85. Antes de sairem citando as cidades que vcs nao conhecem pesquisem seu burrossssssss SAO LUIS DO MARANHAO TEM SIM FUTEBOL JUMENTOSSSSSSSSSSSSSS ananlfabetos....affff que sacoooooooo!!!!
    Odeio essa ra'ca nojenta que acha que so o time dels é que presta vão todos tomar no olho......

    **** O MOTO ****
    1975 - 41º Lugar no Campeonato Brasileiro Série A, Elite do Futebol Brasileiro.
    1978 - Vice-campeão maranhense - 54º Lugar no Campeonato Brasileiro Série A, Elite do Futebol Brasileiro.

    1979 - 76º Lugar no Campeonato Brasileiro Série A, Elite do Futebol Brasileiro.

    1980 - 33º Lugar na Taça de Prata, equivalente ao Campeonato Brasileiro Série B.

    984 - 37º Lugar no Campeonato Brasileiro Série A, Elite do Futebol Brasileiro.

    1987 - 7º Lugar no Campeonato Brasileiro Série C.
    1994 - 12º Lugar no Campeonato Brasileiro Série B.

    1995 - 17º Lugar no Campeonato Brasileiro Série B.

    1996 - 8º Lugar no Campeonato Brasileiro Série B.
    1998 - 9º Lugar no Campeonato Brasileiro Série C.

    1999 - 11º Lugar no Campeonato Brasileiro Série C. 37º Lugar na Copa do Brasil.

    2002 - 5º Lugar na Copa Norte. 60º Lugar na Copa do Brasil

    2007 - 52º Lugar na Copa do Brasil.

    ResponderExcluir
  86. em vez de vcs ficarem brigando por quantidade, pense na qualidade. e em qualidade,ñ tem melhor que o mangueirão, de belem do Para.

    ResponderExcluir
  87. cado o monumental de nunez la cabe quase 300.000 pessoas e vcs veem fala de morumbbi o q o morunbi é grande so argententino mesmo é dalhe river

    ResponderExcluir
  88. santa cruz eo melhor time do brasil

    ResponderExcluir
  89. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  90. o castelão é o maior estadio do brasil e do mundo...

    ResponderExcluir
  91. e o mineirao nosso estadio bacana

    ResponderExcluir
  92. santa cruz e ao contrario do que vc fala

    ResponderExcluir
  93. mano moro em teresina e vou só te corrigir blz,Albertão a capacidade maxima recorde dele foi 60.271 pessoas e foi inaugurado em 73 blz

    ResponderExcluir
  94. Cuiabá, Manaus e futuramente Brasília, serão verdadeiros elefantes branco, milhões em dinheiro investido para copa de 2014, e depois que a copa acabar? vão fazer arena de show? e cultos evangélicos? vai rolar muita grana, interesses politios, sacanagem que rola no Brasil, deixarem de fora Belém, com o estádio quase pronto, e colocarem outros estados que praticamente vão gastar para demolir e para construir, dinheiro jogado fora, dinheiro publico, dinheiro nosso..lamentável

    ResponderExcluir
  95. e são januário
    pow akiloé um
    caldeirão

    ResponderExcluir
  96. O MINEIRAO QUE E DO CRUZEIRO O SEGUMDO MAIOR ESTADIO DO BRASIL O LIXO DO MORUMBI E O TERCEIRO.

    ResponderExcluir