18 de julho de 2007

Como funciona a Copa das Confederações

2 comments

Classificação, história e títulos, um pouco de informação sobre a Copa das Confederações.

A Copa das Confederações da FIFA é um torneio oficial FIFA, realizado a cada quatro anos. Recentemente tem sido visto como um evento de aquecimento para a Copa do Mundo, porém não diminui o significado da competição. De fato, devido a natureza de seus participantes, é frequentemente referida como um torneio de “Campeão dos Campeões”.
Na edição de 2009, os campeões continentais da América do Sul, Norte e América Central e Caribe, África, Europa e Ásia irão se juntar à anfitriã África do Sul na disputa pelo troféu.

A Copa das Confederações começou sua vida como Copa Rei Fahd, um torneio para convidados que a Arábia Saudita organizava e era anfitriã contra 3 oponentes, em 1992 e 1995. Em 1997, tornou-se uma competição oficial FIFA e mudou seu nome para Copa das Confederações da FIFA. A partir de 2005, o caldendário antes bianual foi alterado para ser jogado uma vez a cada 4 anos e sempre um ano antes do fim da Copa do Mundo no paíse-sede.

A Alemanha só esteve presente em duas Copas das Confederações, apesar da possibilidade de ter ido para quatro. Para a competição de 2005, onde o Brasil foi campeão da última Copa do Mundo e também da Copa América, a Argentina foi convidada para essa vaga extra, como vice da Copa América. Curiosamente, apesar do apelido de “Copa dos Campeões”, o vencedor da Copa das Confederações nunca foi campeão da Copa do Mundo no ano seguinte.

CLASSIFICAÇÃO

Cada confederação organiza uma competição de classificação para seus membros associados, cujo formato varia de um continente para outro. A Copa América é válida como competição preliminar pela CONMEBOL. A primeira edição desta competição aconteceu em 1916, é considerado o torneio internacional mais antigo do mundo, e ainda em ação. Nações convidadas – em geral pertencentes a CONCACAF – são frequentemente convidadas a participar, mas um convidado nunca chegou até a final. Na edição de 2007 tivemos o México e EUA como convidados.

A primeira Copa de Ouro CONCACAF aconteceu em 1991, nos EUA. A competição substituiu ao Campeonato CCCF (1941-1961) e ao Campeonato da CONCACAF (1963-1971). Todas as equipes participantes são da América do Norte, Central e Caribe, entre eles, México e EUA exercem um domínio praticamente absoluto. Estes dois países foram encarregados de organizar a Copa Ouro desde sua inauguração, uma situação que será alterada em 2009, quando o Canadá sediará a próxima competição.

A Copa Africana de Nações (CAF) é um campeonato de periodicidade bianual para os membros da Confederação Africana de Futebol. O Egito sagrou-se campeão cinco vezes, mais que qualquer outra nação, enquanto Gana e Camarões seguem de perto com 4 títulos cada. Esta competição foi disputada pela primeira vez em 1957 e tem sido celebrada a cada dois anos. A classificação para a Copa das Nações é sempre muita disputada, com 52 países brigando por uma 16 vagas na fase final. Gana organizará a próxima edição em 2008.

O Campeonato Europeu da UEFA, normalmente chamado de EURO é a única competição de confederações que utiliza cabeças-de-chave em suas fase preliminar. 16 países, organizados em 4 grupos de 4 integrantes disputam a fase final da EURO. A Alemanha é o país com mais aparições na fase final, se classificando em 9 ocasiões e ganhando 3 vezes. O próximo campeão da Europa representará o continente na próxima Copa das Confederações, que acontecerá na Áustria e Suiça, em 2008.

A AFC Copa da Ásia é o torneio preliminar da AFC e seu campeão se classifica automaticamente para a Copa das Confederações FIFA. A próxima edição da Copa Asiática está sendo disputada, em julho de 2007 na Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã. É a primeira vez que quatro nações organizam de forma conjunta ésta competição internacional. Tradicionalmente, Irã, Arábia Saudita e Japão tem aproveitado o sucesso no torneio, alcançando cada um 3 títulos cada.

TÍTULOS

1992 - Arábia Saudita
Argentina 3 x1 Arábia Saudita

1995 - Arábia Saudita
Dinamarca 2 x 0 Argentina

1997 - Arábia Saudita
Brasil 6 x 0 Austrália

1999 – México
México 4 x 3 Brasil

2001 – Coréia do Sul/Japão
França 1 x 0 Japão

2003 – França
França 1 x 0 Camarões – morte súbita

2005 – Alemanha
Brasil 4 x 1 Argentina

Para maiores informações quanto a cada torneio, premiações, estatísticas, tabelas, curiosidades em geral, podem encontrar no http://es.fifa.com/tournaments/archive/tournament=101/awards/index.html.

Deixe seu comentário

2 comentários:

  1. Soy obrigado reconhecer la gran superioridad de brazil. Nosotros fomos muy covard. Usted brasileños son miesmo los mejores de mundo. Me estoy divirtiendo escuchando a los periodistas que no le daban
    una minima chance a Brasil de ganar la final. Cuando van a entender que el futbol no es logica ? Cuando van a entender que las finales son partidos aparte ? Bueno, en cuanto a Brasil no hay mucho que
    decir, sigue siendo y demostrando competicion tras competicion que es el mejor equipo de futbol del mundo, jugando bien, jugando pesimo, con o sin estrellas. En cuanto a Argentina, son muchas las
    cosas para decir: * Messi anulado * Riquelme anuladisimo * Tevez muy fraco y un jogados muy desleal con brasileños. * Veron, sin palabras * Cambiasso, intrascendente,por eso lo reemplazaron *
    Mascherano, simpre desleal por tráz. * Ayala, está meado por un dinosaurio, no puede tener peor suerte * Abbondancieri, contra Brasil es lo mismo que ataje él o Fillol Ahora en Brasil destaco la
    actuación de: * Doni, espectacular, a la altura del primer equipo Una pequena Observación: Usted no poden hablar mucho, afinal Usted foran quen más hablou mal de su propiia selección. Prensa de
    brazil no acreditava un minino en triunfo brasileños. Usted también no tien direito de agora si achar los bonzion. Usted foran si mucho injusto con su selección. Usted davan las glórias para nosotros
    y desacriditavan en su propia selección. !!! RECONHEÇAN ISO tienhan una gran atitud y recoheçan iso si foren de coragen.

    Esteban Crustille
    cordoba

    ResponderExcluir
  2. muchas gracias Sr. Esteban.
    o reconhecimento de nossa superioridade no futebol feita por um argentino é bem-vinda.
    realmente somos os melhores do mundo.

    ResponderExcluir